Hoje, dia 11 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Socorrista, uma data para lembrar-se de todos os profissionais que trabalham 24 horas por dia embaixo de sol ou chuva, fazendo o melhor em prol da vida.
O texto abaixo foi enviado pela Assessoria de Comunicação da Cruz Vermelha de Chapadão do Sul, em homenagem a todos aqueles que tudo fazem para salvar vidas, aliviar dores e dar um mínimo de dignidade para quem se encontra ferido ou em uma situação de urgência.
Ei você que salva vidas, que dedica a sua vida a socorrer quem precisa, me escute agora. Você que é dono de uma coragem tamanha, que atende os chamados sem saber o que irá encontrar no destino e que enfrenta o medo sem hesitar. Você que trabalha sob chuva, sol e tempestade, que enfrenta a escuridão da noite para que um sol novo nasça ao amanhecer. Você, socorrista, é um ser humano especial!
Sem o uniforme de trabalho, você, socorrista, é uma pessoa normal, como eu. Mas o amor pelo próximo que você carrega no peito é o que o torna especial. Você é forte, destemido, pronto para enfrentar qualquer tipo de perigo por causa de outra pessoa. A coragem não provém de uma fórmula mágica ou de combinações de local, hora e circunstância. Não existe uma receita para ser corajoso e nem um truque secreto: ou ela nasce no peito ou ela se torna uma oportunidade no decorrer da vida.