A população sul-chapadense lotou as dependências da Câmara Municipal nesta segunda-feira (02), noite em que ocorreu a primeira Sessão Ordinária do ano, agora sob a presidência de Sônia Maran.
Grande parte dos presentes segurava faixas com dizeres em apoio ao prefeito municipal, Dr. Luiz Felipe Barreto de Magalhães, já que tramitava contra o mesmo na Casa de Leis um pedido de cassação impetrado pelo proprietário do site Correio News, Adejair Morais. Com cinco votos a favor e quatro contra, número insuficiente para a cassação, o processo foi arquivado. É necessário que dois terços dos vereadores votem a favor para que a Comissão Processante seja instalada.
Arquivados também foram os pedidos de cassação por falta de decoro contra a atual Presidente da Câmara, a vereadora Sônia Maran, acusada de utilizar a Câmara de Vereadores para favorecimento próprio e de seu filho, advogado recém-formado. Os processos foram arquivados por estar em desacordo com a Constituição Federal, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa de Leis.
Durante a Sessão aconteceu o retorno Ilton Henrichsen à Câmara, ele que exerceu a vereança nos anos de 2011 e 2012. Ilton assume a vaga deixada por Tânia Francini, convidada pelo Prefeito Dr. Felipe para o cargo de Secretária de Governo.
Em seu pronunciamento Ilton se disse um representante do agronegócio e prometeu também trabalhar em prol do comércio local. Alertou a todos para um ano de dificuldades, principalmente para a classe agropecuária, em virtude da estiagem em boa parte do país prejudicando o desenvolvimento das lavouras. Outro fato que chamou a atenção foi a abdicação de Ilton Henrichsen do seu direito às diárias. Segundo o Edil, mesmo que seja legal e um direito seu, abre mão do recebimento de diárias e todas as despesas com viagens a serviço da Câmara serão por sua própria conta. Finalizou dizendo que cada um deve ser responsável pelos seus atos e que o julgamento deve acontecer com prudência, serenidade e imparcialidade.
A sessão desta segunda-feira (02) bateu todos os recordes de público. Policiais Militares e uma empresa de segurança garantiram a tranquilidade e o bom andamento dos trabalhos.
O Prefeito Dr. Felipe se fez presente à Sessão, sentou-se junto à Mesa Diretora, ladeado pela Presidente Sônia Maran e pelo Vice Alírio Bacca, declaradamente seus opositores políticos. O Chefe do Executivo Municipal não fez uso da palavra.