O volume total de chuvas, 27,2 milímetros, aliado aos fortes ventos foi o suficiente para deixar um rastro de destruição em Corumbá, na tarde desta terça-feira (12). Árvores foram derrubadas, casas e estabelecimentos comerciais destelhados, além do desabamento da estrutura da quadra de esportes da escola municipal Cássio Leite de Barros, que causou a morte de um aluno de 7 anos de idade.
Os danos causados pelas fortes rajadas, também foram observados no Porto Geral, onde embarcações atracadas foram arrastadas, e no Pronto-Socorro a sala de medicamentos ficou alagada.
As ruas da cidade ficaram completamente tomadas pela sujeira. Na área central, ambulantes, que ficam no Transbordo da rua Antônio Maria, esquina com a Delamare, área central, viram as barracas serem destruídas pelo temporal. Além disso, a proteção de zinco do prédio do ILA Instituto Luiz de Albuquerque, foi arrancada, vindo a parar na Praça da República, atingindo alguns veículos.
Os estragos pelas ruas da cidade
Sem conter as lágrimas, a ambulante Camile Roy Nina Moya, de 30 anos, viu a barraca ser completamente destruída pelo temporal. Ela estava com a mãe, que também trabalha no local, e com os filhos.
Já Maria Cristina Gomes Lopes, que trabalha como vendedora em uma loja da área central, relatou que viu o desespero das pessoas durante o temporal.
“Vi as pessoas correndo em desespero, sem saber para onde iam, foi um momento de muita tensão e susto. Eu estava ainda dentro da loja, vi árvore caindo em cima das motos de uns meninos, foi muito feio tudo”, relatou.
Tragédia na escola
Tristeza e desespero tomaram conta de professores, alunos e pais da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, após a confirmação da morte do estudante, Matheus Souza Marques, de sete anos.
Matheus, que era aluno da 2ª série do ensino fundamental, foi atingido pela estrutura da quadra da escola, que foi arrancada e retorcida durante os fortes ventos. Ele participava da aula de Educação Física, no momento da fatalidade.
Dentro da unidade educacional, muitos pais estavam em desespero indo buscar os filhos. Algumas crianças estavam assustadas e chorando. Professores estavam sem acreditar no que havia acontecido.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que Matheus estava com colegas da 2ª e 3ª séries e participava da aula de educação física, na quadra, junto com professores, quando o temporal começou. Eles tentaram levar as crianças de volta para as salas logo que os ventos começaram, mas por causa da chuva, permaneceram na quadra.
Ainda segundo a assessoria, parte das crianças conseguiu retornar para a sala de aula. Depois vieram as rajadas de ventos mais fortes, derrubando a estrutura do teto da quadra. Matheus e outras crianças foram atingidos. O menino foi socorrido por uma funcionária da escola e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.
Outros quatro estudantes ficaram feridos, felizmente sem gravidade.
Fonte: Diário Corumbaense