Não é nenhuma novidade que a Administração Municipal de Chapadão do Sul tem investido amplamente na inovação digital, sustentabilidade, desburocratização, entre outros. Também, não é a toa que o município tem sido premiado e reconhecido nacionalmente por essas práticas, servindo, inclusive, de modelo para outros municípios dentro e fora do Estado.
Mais uma vez, por intermédio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), a Prefeitura investe em alta tecnologia, em busca de soluções que agilizem a tomada de decisões por parte da gestão pública em benefício da população.
Novamente Chapadão do Sul larga na frente, como o primeiro município do Mato Grosso do Sul, e se junta a outras mais de 30 cidades, em oito estados da federação, a utilizar a ferramenta de inteligência artificial na gestão pública.
O veículo, um VW CrosFox, adaptado com uma câmera fotográfica acoplada a um computador, percorrerá, uma vez por mês, todas as vias urbanas de Chapadão do Sul em busca de alguma irregularidade, que vai desde uma rachadura no pavimento da rua, uma placa de sinalização deteriorada ou até mesmo a falta dela, questões relacionadas ao lixo, problemas com a rede elétrica, calçadas com anomalias, terrenos baldios em desacordo, enfim, em torno de 30 anormalidades poderão ser detectadas.
Os dados, após coletados, no prazo máximo de 24 horas são enviados à Prefeitura Municipal, que acionará cada departamento competente, para que as medidas necessárias para a solução dos problemas sejam tomadas.
Isso traz agilidade, eficiência e economia aos cofres públicos, já que os fiscais, antes responsáveis por esse serviço, terão agora tempo para a execução de outras tarefas.
Comparativo na execução dos serviços
O mesmo trabalho que os fiscais da prefeitura fazem no período de um ano, por exemplo, é executado pelo veículo inteligente em um ou dois dias no máximo. Isso gera economia aos cofres públicos, otimiza o trabalho dos fiscais que podem dedicar seu tempo no planejamento e execução das tarefas com agilidade e eficiência.
Reunião técnica
Na tarde desta terça-feira (31) uma reunião, convocada pelo secretário da SEDEMA, José Teixeira Júnior, com o técnico Vitor Hugo, da empresa Mapzer, responsável pelo serviço contratado, serviu para detalhar o funcionamento dessa nova tecnologia.
Além da imprensa local, estiveram presentes o prefeito Municipal, João Carlos Krug, os vereadores André dos Anjos, Alline Tontini, Macelo da Costa e Profª Almira, além do secretário Júnior Teixeira e da Adjunta Andreia Lourenço.