DestaquePolítica

Dia da Consciência Negra e PL da farmácia solidária foram temas na Câmara de Chapadão do Sul

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, a 1439ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Chapadão do Sul. A Sessão, além de apresentar indicações e requerimentos que buscam esclarecer assuntos relacionados à saúde, bem-estar, educação e segurança pública, também debateu assuntos importantes para a comunidade, como a votação de Projetos de Lei e emendas significativas.

Durante a Sessão, os vereadores Vanderson Cardoso e Marcelo da Costa apresentaram à Mesa o Requerimento nº 180/2023, solicitando esclarecimentos acerca da instalação de câmeras de segurança e monitoramento nos sanitários da Escola Municipal Manoel de Barros. A iniciativa visa assegurar a transparência e a proteção da privacidade dos alunos, professores e demais funcionários da instituição.

Em seu discurso, Vanderson pontuou que, apesar de resolvida, a situação não pode se repetir. “Isso é proibido por lei, em banheiros e vestiários não se pode ter instalação de câmera de monitoramento.” destacou o parlamentar.

Ainda, o vereador Vanderson Cardoso apresentou a Indicação nº 1068/2023, solicitando contratação de uma empresa para prestação de serviços de exames de ressonância. A indicação reforça as solicitações anteriores de outros vereadores, visando atender às necessidades da população em relação à saúde.

Já a Professora Almira apresentou a Indicação nº 1067/2023, propondo a instalação de guarita de embarque para ônibus e a roçagem de grama no Bairro Planalto, visando melhorar as condições de segurança e o aspecto visual da região. A parlamentar também propôs uma Moção de Aplausos ao jornalista Rafael Ferreira Freitas pela notável contribuição no registro e divulgação da história do município, destacando-se pela condução e criação do Documentário sobre os 36 anos de Chapadão do Sul.

André dos Anjos falou sobre a 2ª Semana da Semana Municipal da Promoção da Igualdade Racial em Chapadão. Um dos eventos ocorreu antes da Sessão Ordinária, e levantou debates e questões importantes que buscam lutar contra o racismo, a desigualdade racial e a discriminação no município de Chapadão do Sul.

O vereador encerrou o discurso chamando a população para participar dos eventos. “Fico feliz em ter dado início à essa semana da promoção da igualdade racial aqui em Chapadão do Sul. A semana segue recheada de eventos, temos nos dois CRAS, no Conviver… Então vamos participar, porque isso é muito importante para Chapadão do Sul.” Disse.

Além disso, foram apresentadas outras indicações pelos vereadores Mika, Emerson Sapo, Marcelo da Costa e Prof.ª Almira, abordando temas como instalação de redutores de velocidade e redução da jornada de trabalho dos agentes de endemias.

O Presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, Airton Antônio Schwantes (Tucano), também discursou para o Plenário. “Cumprimento meus colegas vereadores, a nossa imprensa, nossos colaboradores da Casa de Leis, mais uma vez muito obrigado pelo trabalho de vocês e nosso público aqui presente.” disse o parlamentar. Ele também falou sobre as pautas do dia, destacando o diálogo como forma de alinhamento do interesse público em temas como saúde, educação, infraestrutura e cuidado com o município de Chapadão do Sul. O vereador agradeceu a presença de todos na Casa de Leis e àqueles que trabalham junto com os parlamentares para promover uma sociedade mais justa.

Na Ordem do Dia, foram votados e aprovados duas propostas. A Emenda a Lei Orgânica nº 08, de 01 de novembro de 2023, permite que os vereadores destinem recursos às entidades por meio de subvenções. Isso significa que, a partir de 2024, os vereadores podem inserir nas emendas orçamentárias recursos para as entidades, que serão destinados em 2025.

O Projeto de Lei nº 129/2023, de autoria do vereador Vanderson Cardoso, propõe a criação do banco de medicamentos “Farmácia Solidária”. Ou seja, munícipes com remédios que estejam sobrando em casa poderão doá-los para uma farmácia que servirá como apoio àqueles que não podem arcar com os custos de medicamentos. A proposta também foi aprovada em votação.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária será realizada na segunda-feira, 27 de novembro, a partir das 18 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de Chapadão do Sul.

Confira as indicações e requerimentos da Sessão Ordinária nº1438 clicando no link: Câmara Municipal Chapadão do Sul – MS (camarachapadaodosul.ms.gov.br).

Assessoria de Imprensa

Mostrar Mais
ANÚNCIO DO SITE

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima