A equipe da Justiça Restaurativa Escolar do Tribunal de Justiça, em conjunto com a Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED) do Governo do Estado, e o Ministério Publico, iniciou na segunda, dia 22 de maio, em Chapadão do Sul, o encontro de Práticas Restaurativas com a participação de escolas municipais e estaduais.
O programa é fruto de um termo de cooperação firmado entre o TJMS, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em Chapadão do Sul, representado pela juíza da 2ª Vara Dra. Bruna Tafarelo, do Ministério Público Estadual, representado titular da 2ª Promotoria de Justiça, Dr. Thiago Barile Galvão de França, objetivando promover a cultura da paz, a resolução e a prevenção de conflitos no contexto escolar utilizando como principal ferramenta o diálogo estruturado. O encontro também contou com a participação da assistente social da 2ª Promotoria de Justiça Sra. Diva Maria de Souza.
Durante o encontro, ministrado pela psicóloga e instrutora da COPED, Soleide Bendo da Silva e Marcia Alessandra de Souza Sena, professoras vinculadas à Secretaria de Educação do Estado (SED), foi compartilhada a formação teórico-prática sobre as condutas restaurativas nas escolas com foco no círculo de construção de paz, a comunicação não violenta; e sobre círculo restaurativo.
A formação seguiu até quarta-feira dia 24 de maio. Ao final, o município de Chapadão do Sul integrou o campo de ação do programa Justiça Restaurativa na Escola, garantindo uma assistência mais humanizada a todos os estudantes.
Assessoria de Imprensa