Nesta segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul (MS) foi chamado a comparecer à Rua Seriema, no Bairro Esplanada, onde uma criança de três anos havia se engasgado e já estava ficando roxa pela falta de oxigenação.
Tão logo aconteceu o chamado, uma guarnição de serviço foi acionada, enquanto o soldado Daniel, responsável pela sala de rádio, iniciou a orientação, por telefone, para que os pais fizessem a desobstrução das vias aéreas da criança, manobra que foi realizada com sucesso, para que a menina voltasse a respirar normalmente.
Na residência, os militares fizeram uma avaliação da criança, que já estava fora de perigo, apenas assustada, no colo da mãe.
Manobra de desengasgo
O que os pais da criança realizou, com a orientação do Bombeiro Militar, é a chamada Manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros projetada para desalojar um objeto preso nas vias aéreas de uma pessoa, permitindo que ela volte a respirar. O nome é em homenagem ao médico Henry Heimlich, que a popularizou na década de 1970.
Assista ao vídeo abaixo.