Por voltas das 15h00 desta segunda-feira (24), o Corpo de Bombeiros foi acionado atendimento a uma vítima de choque elétrico, a cerca de 40 km de Chapadão do Sul, sentido Costa Rica, às margens da rodovia MS-306.
Segundo informações, um homem de 37 fazia instalação de cabos de fibra ótica e, ao subir no poste, por meio de uma escada, foi atingido por uma descarga elétrica que o atirou ao solo.
De acordo com declarações de um colega e do patrão da vítima, não houve contato com a rede elétrica e, supostamente, o trabalhador teria sido atingido pela descarga de um *arco voltaico, ou arco elétrico.
O acidente causou na vítima uma luxação no ombro direito, além de queimaduras de terceiro grau em 30 por cento do corpo.
O ferido foi transportado ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul, consciente, porém, desorientado, por uma ambulância da concessionária Way, que ajudou os Bombeiros no resgate.
*Arco Voltaico
O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.
Como evitar o arco elétrico?
Uso de dispositivos de proteção individual (EPI): Para pessoas que trabalham em ambientes com risco de arcos elétricos, é importante utilizar equipamentos de proteção individual adequados, como luvas isolantes, roupas resistentes a chamas e capacetes de segurança.