Colheita do algodão avança em Mato Grosso do Sul
A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, divulgou no início desta primeira semana de julho a estimativa da colheita da atual safra.
Os dados foram levantados pela equipe de campo da Ampasul, na última semana de junho. Eles apontam o bom andamento da colheita e confirmam as primeiras estimativas de produtividade, divulgadas no início de maio.
Na região sul as áreas foram 100% colhidas; no centro do estado, 67%; mas nas regiões norte e nordeste, as maiores produtoras, as operações seguem em ritmo acelerado.
O clima está favorecendo o processo de colheita e transporte até as algodoeiras, para o beneficiamento.
Segundo os dados levantados, até a segunda-feira, 2 de julho, 28,4% da área cultivada estavam colhidos, que neste ano está sendo de 32.036. A produtividade, até o momento estimada, está sendo de 310 a 330 arrobas por hectare.
Os números serão confirmados no final do processo de colheita e a qualidade média da pluma ainda será divulgada. A colheita do algodão em MS deve seguir até meados de agosto.
A Ampasul alerta os cotonicultores para que sigam o protocolo de controle do bicudo, para que a praga seja controlada nesta e na próxima safra. O protocolo prevê medidas na lavoura, nos pátios das fazendas, nas algodoeiras e o cuidado com o transporte, para evitar perdas e consequentemente surgimento de plantas voluntárias.
Fonte: Ampasul