O auditório da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) foi palco, na noite desta terça-feira (27), de uma sabatina com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Chapadão do Sul (MS), promovido pelo SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e contou com a presença de profissionais da educação das redes municipal e estadual de ensino, além de alguns postulantes ao Legislativo.
Na pauta, as reinvindicações da classe e as propostas de cada candidato para a próxima gestão do Executivo Municipal.
Pelo protocolo, a candidata do PT, Dr.ª Natalina iniciou a explanação e, com base no seu plano de governo, ressaltou a importância da educação na formação do cidadão. Falou da necessidade de capacitação e valorização dos professores e profissionais da educação. Prometeu melhoria na qualidade do ensino e garantiu também um transporte digno e eficiente aos estudantes.
Na sequência, Jocelito Krug, acompanhado do candidato a vice, Dr. Jefferson, lembrou dos seus dois mandatos anteriores (2005/2008 – 2009/2012), quando a educação no município era a melhor do estado, de acordo com a avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e o salário dos professores era o terceiro melhor do estado. Krug destacou a construção de escolas e CEI’s e, antes mesmo de assumir seu primeiro mandato, viabilizou a instalação da Universidade Federal no município, a princípio com o curso de Agronomia.
O candidato do PSDB assegurou melhorar a situação atual e colocar novamente o ensino de Chapadão do Sul no patamar de antigamente. Comprometeu-se a investir na qualidade do ensino e, consequentemente com isso, aumentar os repasses do FUNDEB ao município, que serão revertidos na estruturação da educação e em melhor remuneração aos profissionais do setor. Jocelito garantiu ainda, já a partir de janeiro, uma reposição salarial de 1,9% e, a partir daí, ao longo do ano, buscar a equiparação salarial da classe, sempre respeitando os limites de gastos previstos na lei.
Abel Lemes (UB) usou da sua fala para destacar as ações elencadas no seu plano governo, como a criação de escolas em tempo integral, desenvolver políticas esportivas integradas a outras áreas, na capacitação de professores e profissionais da educação, garantir investimentos em materiais pedagógicos, merenda escolar com qualidade, tecnologia da informação e na manutenção e ampliação nos espaços escolares, entre outras.
Walter Schlatter (PP) e seu vice Defensor Hernany, devido a compromissos em Brasíli, não se fizeram presentes ao encontro, mas foram representados pelo professor Wilton Paulino, diretor da FACHASUL.
Paulino iniciou seu discurso trazendo dois recados do candidato Schlatter, segundo ele, muito importantes para a classe dos professores. O compromisso de pagar, na integralidade, o repasse do FUNDEB durante os quatro anos de seu mandato. “Sei que os professores, através de muita luta, conseguiram a aprovação do novo Plano de Cargos e Carreira do Magistério, porém, houve um erro no cálculo da nova tabela salarial, que tem sido pago sobre 1,3, mas que deveria ter sido sobre 1,6”, disse Walter, se comprometendo a atualizar a tabela, já em janeiro de 2025, caso o atual governo não o faça até dezembro/2024.
Segundo Wilton Paulino, após esses primeiros ajustes, Schlatter se compromete a reunir a classe para viabilizar o aumento salarial, considerando os recursos disponíveis. “Envie um recado aos monitores e demais trabalhadores das unidades escolares: faremos uma análise dos recursos para que possamos valorizar financeiramente esses profissionais, pois a qualidade da educação está intimamente ligada ao bom trabalho desenvolvido por tais profissionais. As demais necessidades, sentaremos com esse setor para entender e atendê-los sempre que possível”, finalizou Walter em sua mensagem por meio de seu interlocutor.
O segundo recado de Walter aos presentes na reunião foi que, caso eleito, a escolha do secretário da Educação será feita pelos próprios professores.