Gerais

Prefeitura de Chapadão do Sul conclui curso de Floricultura e fomenta o empreendedorismo local

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR – MS concluiu com êxito o curso “Floricultura: Cactos, Suculentas e Rosas do Deserto”, realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, nas instalações do Sindicato Rural. A capacitação foi voltada para pessoas interessadas em aprender técnicas de cultivo e manutenção de plantas ornamentais, com foco em espécies que se destacam no mercado, como cactos, suculentas e rosas do deserto.

A execução do curso teve um propósito claro: além de qualificar os participantes para o cultivo adequado dessas plantas, o curso visou fomentar a geração de renda e estimular o empreendedorismo local. Ao capacitar os moradores de Chapadão do Sul nas melhores práticas de cultivo e cuidado dessas espécies, a Prefeitura busca criar novas oportunidades econômicas, especialmente para aqueles que desejam empreender no ramo da floricultura.

Entre os temas abordados durante as 16 horas de treinamento, destacam-se:

  • Técnicas de cultivo e manutenção de plantas ornamentais
  • Morfologia das plantas, correção e adubação do solo

•             Produção de mudas, plantio, replantio e enxertia

•             Cuidados com as plantas, como regas, adubação e controle fitossanitário

•             Combate a doenças e pragas, além da utilização de defensivos caseiros

•             Preparação do local para cultivo, com o uso de vasos, substratos e criação de arranjos

•             Geração de renda extra, com a venda das plantas cultivadas e produção de adubos

O curso foi realizado pela SEDEMA com o objetivo de promover o empreendedorismo e possibilitar que os participantes, ao aprenderem a cultivar essas plantas, possam transformar o conhecimento adquirido em uma fonte de renda. O mercado de plantas ornamentais, que vem crescendo devido ao aumento do interesse por jardinagem e decoração, oferece um excelente nicho para quem deseja iniciar um pequeno negócio ou ampliar uma atividade já existente.

A ação é parte do Plano Municipal de Qualificação 2024, que visa capacitar mais de 2.500 cidadãos ao longo do ano, oferecendo mais de 100 cursos gratuitos. Com investimentos que ultrapassam os 700 mil reais, o plano é uma das iniciativas que buscam fortalecer a comunidade local e gerar novas oportunidades para os moradores, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável do município.

A Prefeitura de Chapadão do Sul reafirma seu compromisso com a qualificação da mão de obra local e com o apoio ao empreendedorismo, gerando novas possibilidades de trabalho e renda para os cidadãos.

Para informações sobre outros cursos e oportunidades de qualificação, os interessados podem acessar o link https://linktr.ee/sedema.online ou entrar em contato pelos telefones/WhatsApp: (67) 3562-5672 e (67) 99607-6792. As inscrições também podem ser feitas presencialmente na SEDEMA, localizada na Avenida Onze, nº 1045, Centro.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima