Reunião com agricultores familiares para serve alinhar entregas dos Programas PNAE e PAA
Nesta quinta-feira 16 de janeiro, a Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), junto com o Departamento de Desenvolvimento Rural, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação e Cultura, realizou uma reunião de grande relevância no Assentamento Aroeira. A iniciativa teve como objetivo principal fortalecer a agricultura familiar local e alinhar ações relacionadas aos programas PNAE, PAA e ao Programa Municipal da Verdura.
O evento contou com a participação de representantes de diversas secretarias, incluindo o Secretário da SEDEMA, Marcelo Balen, o Secretário Adjunto, Raphael Cardoso, a Secretária de Assistência Social, Renata Lessie Machado Gimenes, o Diretor de Ações Rurais, Anderson Soldatelli, Donisete de Souza Nunes, Técnico em Atividades Organizacionais da gestão de compras e contratos da Secretaria de Assistência Social, Letícia Rodrigues de Santana, nutricionista responsável pela execução, compra e fiscalização dos contratos do PNAE e a nutricionista da Secretaria de Educação Lucilene Couto Passos também esteve presente.
Entre os temas abordados, destacaram-se:
• Centro de distribuição: Discussões sobre o progresso do projeto, que busca otimizar a logística e comercialização dos produtos da agricultura familiar, garantindo maior qualidade e eficiência.
• Patrulha mecanizada: Organização do fluxo de trabalho e cronograma para atender às demandas dos pequenos produtores de forma ágil e eficaz.
• Divisão de produtos para PAA e PNAE: Planejamento para fortalecer a participação dos agricultores familiares nos mercados institucionais em 2025.
• Programa Municipal da Verdura: Alinhamento da execução e aprimoramento da logística de entrega, garantindo a qualidade dos produtos e ampliando o impacto positivo junto às famílias atendidas.
Durante a reunião, Renata Lessie Machado Gimenes enfatizou a importância da parceria contínua com os produtores para gerar renda e oferecer um serviço de qualidade. Além disso, destacou a necessidade de identificar pontos de melhoria no programa, desde a produção até a entrega final aos beneficiários.
Atualmente, o Programa Municipal da Verdura atende cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo crianças de até 3 anos e 11 meses, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência (PCD) e outras famílias em condições de risco, conforme avaliação social realizada nos CRAS Cerrado e CRAS Parque União.
Já o PNAE é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tem como objetivo garantir alimentação de qualidade aos alunos da educação básica pública, contribuindo para o desenvolvimento e rendimento escolar, promovendo a formação de hábitos alimentares saudáveis e garantindo a segurança alimentar e nutricional dos alunos.
“Esta reunião simboliza nosso compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar em Chapadão do Sul. Trabalhamos para aprimorar os processos de produção, logística e distribuição, garantindo que os programas PNAE, PAA e o Programa Municipal da Verdura sejam executados com eficiência e qualidade. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico sustentável, melhorar a qualidade de vida das famílias produtoras e ampliar o impacto social dos programas, especialmente para aqueles que mais precisam”, destacou Marcelo Balen, Secretário da SEDEMA.
A Prefeitura reforça que a SEDEMA está à disposição para mais informações na Avenida Onze, 1045 – Centro. Contatos podem ser feitos pelo telefone (67) 3562-5672 ou via WhatsApp (67) 99607-6792.