Após estudos, escola em tempo integral é uma possibilidade, diz Sônia Maran
Na terça-feira (17) estiveram na cidade de Costa Rica, a pedido da Presidente Sônia Maran, suas assessoras Marcia Zanini e Rosani A. Fernandes Beltram.
O objetivo da visita à cidade vizinha foi o de conhecer um pouco mais sobre o método implantado pela Secretaria de Educação daquele município, o ensino em tempo integral.
Após o retorno do prefeito Waldeli Rosa, no ano de 2013, foi estudado e habilitado o ensino integral em Costa Rica, com diversas atividades extracurriculares.
A Presidente da Câmara Sônia Maran quis conhecer e saber um pouco mais sobre esse trabalho, pensando em futuramente estudar essa possibilidade para Chapadão do Sul.
A educação em tempo integral tem por objetivo desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdo. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma, em todo País.
O Programa Mais Educação, do MEC, por exemplo, trabalha neste sentido desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade.
O Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Na Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile, os estudantes passam o dia todo na escola – em média, nove horas – enquanto por aqui, a maioria dos alunos não fica mais de cinco horas por dia em aula. E isso, claro, interfere não só na qualidade da educação como também no desenvolvimento do país.
Aos poucos, no entanto, esta realidade começa a mudar. Muitas escolas brasileiras já oferecem a opção do período integral, um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos.
Além da estrutura física, como quadras, piscinas, salas de música e teatro, as escolas que trabalham em período integral oferecem também orientação em tempo integral. E os resultados aparecem.
Acredita Sônia que mais do que uma melhora no rendimento escolar, pais e filhos ganham muito em qualidade de vida ao optar pelo período integral.
Confira, a seguir, a importância de uma escola com período integral e o que estudar o dia todo pode trazer de bom para alunos e sua família.
- Melhora o rendimento do aluno
- Libera os pais para o trabalho
- Supre a necessidade de praticar esportes
- Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso
- Afasta o risco social
- Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas
- Oferece orientação nutricional
- Melhora a convivência em família
- Supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia
- Desenvolve hábitos de higiene.
Preocupada com o futuro dos estudantes sul-chapadenses, a Presidente Sônia Maram sonha em um dia implantar esse método às escolas do município.
Costa Rica está sendo um exemplo na educação e o período integral foi bem aceito pelos alunos e seus pais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal