Administração Municipal zera demanda de cirurgias de catarata em Chapadão do Sul
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por intermédio da Secretaria de Saúde, conseguiu junto ao CERA, Central Estadual de Regulação Ambulatorial, o atendimento oftálmico para atender toda a demanda de Chapadão do Sul para cirurgia de catarata.
O trabalho, que foi realizado pela diretora de Departamento Mariana Rodrigues, atendeu no total 13 pacientes sul-chapadenses. As consultas pré-operatórias aconteceram na quinta-feira (07) e as cirurgias foram realizadas na sexta-feira (08), no Hospital São Julião, em Campo Grande, pelo médico Livio de Oliveira Leite.
Cirurgia de catarata
A catarata e um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.
A cirurgia de catarata utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.
Assecom