A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS Parque União, realizou na terça-feira (15) uma palestra educativa para os beneficiários do Programa Bolsa Família, tendo como tema os 11 anos da Lei Maria da Penha, ministrada pela psicóloga e coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Katiusce Nogueira. A palestra faz parte da campanha “Agosto Lilás”, que visa sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar.
O tema abordado na palestra foi a violência contra a mulher, assim, sendo explanado pela psicóloga por que as mulheres não conseguem sair de relacionamentos abusivos e quais são os tipos de violências cometidas pelo companheiro:
FÍSICA, que consiste em: bater, empurrar, morder, puxar cabelo, estrangular, chutar, queimar, cortar, torcer ou apertar os braços.
SEXUAL: forçar a ter qualquer forma de prática sexual, sem consentimento, quando a mulher não quer, ou quando estiver dormindo ou doente, ou até mesmo forçar a praticar atos que causam desconforto.
PSICOLÓGICA: humilhar, xingar, criticar continuamente ou desvalorizar. Atos como tirar a liberdade de ação ou crença, ou que impeça que ela trabalhe ou estude.
MORAL: fazer comentários ofensivos na frente de estranhos, humilhar publicamente ou expor a vida intima da vítima (inclusive redes sociais).
PATRIMONIAL: controlar, reter ou tirar o dinheiro da mulher ou causar danos aos seus bens, objetos ou animais de estimação; reter documentos pessoais, instrumentos de trabalho, entre outros.
Vale ressaltar que em caso de urgência o telefone é o 190, denuncia devem ser feita no telefone 180. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3562-1354 ou (67) 3562-2106