AMPASUL conquista o Certificado de Acreditação do INMETRO

No dia 25 de março, deste ano, a AMPASUL (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão) recebeu o Certificado de Acreditação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia). O segundo laboratório comercial do país a receber este reconhecimento.
O INMETRO é o signatário dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC).
O Certificado de Acreditação é concedido a organismos de avaliação da conformidade, que atendem os requisitos estabelecidos na ABNT, NBR ISO/IEC. Ele reconhece a competência para realizar atividades de ensaios, no caso do Laboratório da Ampasul, análise de pluma de algodão.
Segundo o monitor de qualidade do laboratório de análise de plumas, o técnico agrícola Daniel Willian Hernandes de Souza, a AMPASUL possui um dos laboratórios mais modernos da América Latina e, mesmo assim, o processo de estabelecimento de muitos procedimentos operacionais internos para receber o Certificado de Acreditação do INMETRO foi longo e trabalhoso. Ele teve início em 2019 e, após várias consultorias, auditorias e avaliações, finalmente o documento de acreditação foi emitido.
Lembra o gestor Renato Marinho de Souza, que o laboratório da AMPASUL já é monitorado pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), através do Programa SBRHVI, um sistema que integra produtores, laboratórios, compradores e associações estaduais. O objetivo é aumentar a transparência e credibilidade dos resultados de análise de HVI (High Volume Instrument).
Segundo Renato, com a conquista do Certificado de Acreditação do INMETRO, aumenta ainda mais a confiabilidade nacional e internacional dos certificados de análise da pluma do cotonicultor. “Quanto maior a credibilidade, maior é a facilidade de comercialização da pluma no mercado interno e, principalmente, no externo, onde os compradores estão distantes do país produtor.
Para o diretor executivo da AMPASUL, Adão Hoffmann, o Certificado de Acreditação do INMETRO é resultado de intenso e criterioso trabalho da equipe do laboratório e demais colaboradores que, com profissionalismo e competência, promoveram as adequações exigidas pelo Instituto. “A conquista de mais este certificado representa mais um instrumento que beneficia o associado e demais produtores que enviam suas amostras para a AMPASUL analisar e certificar”, conclui Hoffmann.
O produtor rural e presidente da AMPASUL, Renato Bürgel, lembrou que o Brasil é um dos líderes mundiais na produção de algodão e o maior exportador. Portanto, possuir acreditação nas análises facilita a comercialização e contribui para conquista de novos mercados.
Fonte: Ampasul