Ampasul e Sindicato Rural entregam reivindicações ao governador do Mato Grosso do Sul
Nesta terça-feira, 18 de abril, o Governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel participou da Expogrande 2023 e durante reunião com líderes do agro, recebeu reivindicações do setor.
O Presidente da Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, o cotonicultor Darci A. Boff esteve no encontro com o governador, com duas pautas; a primeira que seja concedido o incentivo de ICMS para exportação, o PDAgro, que é de 70%, sobre o preço real de venda do algodão e não pela pauta, que muitas vezes está acima do praticado no mercado. Segundo Darci, os preços variam constantemente e isso muitas vezes onera o cálculo dos tributos ao produtor. A segunda reivindicação é reativar o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão para revitalizar e fomentar a cultura no Estado. Os recursos do fundo são compostos por 15% do ICMS incentivado na venda da pluma de algodão produzida em Mato Grosso do Sul.
Segundo o Presidente da Ampasul, “a utilização dos recursos do fundo, deveriam ser aplicados mais intensivamente em pesquisas, estudos e marketing que promovam a ampliação da cultura em Mato Grosso do Sul e a sua sustentabilidade”.
Já o Presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Walter Schlatter reivindicou ao Governador Eduardo Riedel a isenção do ICMS sobre exportação de grãos da região de Chapadão do Sul. “Não temos indústrias na nossa região e todos os nossos produtos colhidos são exportados através da ferrovia e rodovias, o que justifica a isenção do ICMS para exportação”, salientou.
Walter Schlatter, que também é vice-presidente da Ampasul aproveitou a oportunidade do encontro com o Governador Eduardo Riedel para convidá-lo a participar da 29ª EXPOSUL, que será realizada de 11 a 17 de julho, em Chapadão do Sul.
Além de Darci Boff e Walter Schlatter, estiveram com o governador, o vice-presidente do Sindicato Rural, Maiquel De Gasperi e o Diretor Financeiro da Aprosoja, Jorge Michelc.
Fonte: Ampasul