AMPASUL recebe visita técnica em seu laboratório de análise de pluma
Este ano, o foco sul mato-grossense é a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), de acordo com a norma ABNT ISO/IEC 17.025 de 2017
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) deu início à agenda de visitas técnicas aos laboratórios participantes do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), em 2023.
O primeiro a receber o time do programa de Qualidade da Abrapa foi o laboratório da Associação Sul Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), no dia 23 de maio, na cidade de Chapadão do Sul.
A visita foi realizada pelo assistente do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), Deninson Lima, que viajou acompanhado do técnico Alexandre Alves. As vistorias técnicas fazem parte do Terceiro Pilar do programa SBRHVI, de orientação aos laboratórios. Na ocasião, os técnicos da Abrapa foram recebidos pelo gestor do laboratório da Ampasul, Renato Marinho de Souza.
Segundo Deninson, a visita técnica avalia se o laboratório cumpre os requisitos do programa SBRVI, assim como analisa a sua evolução, desde a implantação do programa. Este ano, o foco sul mato-grossense é a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), de acordo com a norma ABNT ISO/IEC 17.025 de 2017. “Constatamos um grande amadurecimento em relação ao SGC, quanto à documentação. Eles também visam dar entrada, em breve, no processo de acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), o único organismo reconhecido pelo Governo Brasileiro para essa finalidade”, disse.
Para Renato Souza, a visita foi muito produtiva. “Além de abordarmos o preenchimento de todos os itens obrigatórios da lista de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL), conversamos sobre a implementação da normativa, a preparação para a visita dos auditores, e fizemos alinhamentos em relação aos procedimentos adotados pelo CBRA sobre melhores práticas para análise do algodão. São oportunidades de atualização muito positivas”, concluiu o gestor.
Fonte: Abrapa