Após regulamentar o Selo Arte, Bolsonaro é presenteado com queijo fabricado por Álido Brun
Circula nas redes sociais um vídeo em que a Senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, faz a entrega de um queijo ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
As imagens enchem de orgulho o povo sul-mato-grossense, especialmente da região do Bolsão, e o motivo se deve ao fato de que o queijo, de fabricação artesanal, é produzido por um assentado do INCRA, cuja área de terras pertencia ao município de Chapadão do Sul e hoje faz parte do vizinho Paraíso das Águas.
O fato de pertencer a um ou outro município é irrelevante, pois a grande maioria dos moradores dessa região, especialmente da população ligada ao agronegócio, conhece a luta do agricultor Álido Agilulfo Brun, hoje com 85 anos de idade, em tornar rentável a sua pequena propriedade e poder vender livremente o seu produto.
A assinatura de um Decreto que regulamenta o Selo Arte, pelo presidente Bolsonaro no último dia 18 de julho, vai de encontro aos anseios de cerca de 180 mil pequenos produtores de derivados do leite, especialmente o queijo.
Há 18 anos o senhor Álido produz o seu queijo e, apesar de ser reconhecido e premiado como um produto de excelente qualidade, somente agora, com esse Decreto, poderá comercializá-lo em todo o território nacional.
“Selo Arte parece coisa pequena, mas tem repercussão fantástica. Nossos produtores estavam presos a uma legislação do passado, da década de 1950, nossos pequenos produtores estavam na prática proibidos de comercializar produtos artesanais de origem animal fora de seus estados”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante a solenidade que marcou os 200 dias do governo atual.
Com indicação de origem geográfica, o selo será primeiramente aplicado em laticínios. Em seguida, será estendido a derivados de carne (embutidos, linguiças, defumados), de pescados (defumados, linguiças) e de colmeias de abelhas (mel, própolis e cera).
O presidente Jair Bolsonaro, ao receber a belíssima peça de queijo, deixou a sua palavra de incentivo aos pequenos produtores rurais, especialmente ao senhor Álido Brun que, com 85 anos de idade, continua em plena atividade.
Veja abaixo o vídeo.
Posted by Queijo Brun on Wednesday, July 24, 2019