Assistência Social retoma as oficinas de artesanato do Grupo Conviver
A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência do Idoso – Laços de Amizade, deu início, na última segunda-feira (15), às atividades de artesanato ministradas pela instrutora Marisa da Cruz.
Através de orientações recebidas via WhatsApp, o grupo de alunas do Centro de Convivência do Idoso dará continuidade aos trabalhos iniciados no ano de 2020.
O grupo será acompanhado também pela Assistente Social Ana Paula Pacheco e a técnica de enfermagem Silvânia Rodrigues, as quais verificarão o estado de saúde geral dos idosos e a necessidade de acompanhamento sistemático destes.
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, parabenizou as participantes do grupo pelo empenho e desejou para a equipe de servidores bons trabalhos neste ano de 2021.
Pesquisas apontam que as atividades que envolvem o sistema cognitivo são as melhores quando o assunto é exercitar o cérebro e preservar a memória. Por isso, a prática de artesanato é recomendada para quem se encontra na terceira idade. A arte estimula a criatividade, faz o idoso expor suas ideias e melhorar suas aptidões. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP, os idosos que fazem tarefas simples como o corte e costura, tricô, trabalhos em madeira ou colagens, estão menos propensos a apresentarem demência.
Esse tipo de tarefa serve como um recurso terapêutico, pois ativa os canais sensoriais e proporciona o equilíbrio das emoções. Pouca gente sabe, mas as nossas terminações nervosas encontram-se nas pontas dos dedos e ligam-se às mais diversas partes do cérebro. Por isso, ao realizar trabalhos manualmente, a percepção, atenção e funções executivas melhoram.
Fonte: Assecom