O município de Chapadão do Sul (MS) tem, ao longo dos anos, se destacado por revelar grandes talentos nas mais diversas áreas, especialmente nos esportes.
Neste mês de outubro, o futebol feminino paulista abre as portas para uma jovem jogadora que projeta um futuro brilhante neste esporte, ainda em crescimento no país. Trata-se de Isadora Freitas Pozzer, ou simplesmente, Isa Pozzer, atacante de apenas 14 anos revelada na SERC, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão, e que acaba de ser integrada à Associação Ferroviária de Esportes (AFE), de Araraquara (SP).
No início deste ano, Isa Pozzer participou de uma “peneira” no clube paulista e, entre cerca de 900 atletas, apenas ela e outra jogadora foram aprovadas. Apesar do chamado para integrar o clube imediatamente, Isa resolveu ‘dar um tempo’ e reavaliar a situação. Em setembro, após o convite para fazer um teste no Corinthians, a jovem atleta decidiu aceitar a proposta da Ferroviária e, depois de aprovada em nova seletiva e, com o apoio da família, decidiu se mudar definitivamente para a cidade sede do clube.
A descoberta de um talento
O pai Dieison Pozzer revelou que, desde muito pequena, Isa mostrou talento para o futebol. “Tínhamos um campinho no quintal de casa, onde ela ensaiava os primeiros passos com o irmão Gabriel, um ano mais velho, e foi ali que percebemos sua habilidade com a bola nos pés”, diz o pai.
Isa começava a ser observada também por professores como Alex e Aguiar, mas foi Rodrigo Azevedo, ex-goleiro, professor de educação física e treinador de futebol, quem decidiu investir todo o seu conhecimento e experiência na menina prodígio. Sem uma equipe feminina para poder treinar, Isa jogava entre os meninos e até disputou jogos escolares no time masculino, mas nem por isso deixou de notada e admirada por sua habilidade em marcar gols. “Isa é uma atacante matadora”, diz o pai todo orgulhoso.
Diante de todo esse cenário e da oportunidade de crescimento profissional da jovem atleta, a família decidiu mudar-se definitivamente para a cidade paulista.
Segundo o pai, Isa, em conjunto com a família, preferiu a Ferroviária pela estrutura oferecida ao futebol feminino, pela valorização que a cidade dá ao esporte e pela vitrine que é, não só no Brasil, mas para a América Latina.
A equipe feminina da Ferroviária de Araraquara é bicampeã Brasileira e bicampeã da Libertadores da América.
Isadora já faz parte do clube e deve iniciar os treinamentos tão logo chegue à cidade, para que possa disputar grandes competições do calendário esportivo, como o Campeonato Paulista e Brasileiro, entre outros. A princípio, Isa Pozzer jogará na categoria Sub-15, mas com grandes possibilidades de, muito em breve, chegar ao Sub-17.
A mudança
A família Pozzer deve fazer a mudança para Araraquara nesta terça-feira (1º). Dieison e Fernanda, cheios de orgulho e esperança de um futuro promissor para a filha, sentem a emoção da sua saída de Chapadão do Sul. Dieison chegou na região, com seus pais Euzébio e Jandira, há 41 anos e aqui construiu sua família e deixa um legado de pioneirismo e contribuição para o progresso do município.
Gratidão
Dieison faz questão de agradecer aos professores que fizeram parte da formação da Isa como jogadora. “Agradeço ao Alex e Aguiar, mas principalmente, em especial ao professor Rodrigo Azevedo, que foi fundamental no desenvolvimento da Isa como atleta e sempre acreditou no potencial dela. Se a gente tá vivendo tudo isso, esse sonho e essa conquista, tem muito a mão do Rodrigo aí. É uma pessoa que tenho gratidão eterna a ele”, diz Dieison com a voz embargada e os olhos marejados.
Família de atletas
Além de Isadora, o irmão Gabriel Pozzer, de 15 anos, também tem se destacado no esporte. Recente o jovem integrou a Seleção Sul-Mato-Grossense de voleibol, na disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade. Em Araraquara, de acordo com o pai Dieison, Gabriel terá maior visibilidade e poderá crescer ainda mais, profissionalmente.
Araraquara é um município com cerca de 250 mil habitantes, localizado a 270 km da capital do estado e possui o 14º maior IDH do país, segundo o Programa das Nações Unidas.
Mensagem
Dias atrás, Dieison publicou uma mensagem de despedida em sua rede social.
“Difícil tentar descrever, mas bora lá tentar.
Foram 41 anos vividos aqui em Chapadão do Sul, praticamente minha vida inteira. Aqui conquistei tudo que tenho, amigos, bens materiais e, o melhor de tudo, minha FAMÍLIA. Aqui também descobri que a vida nos prega peças indesejadas, perdi amigos queridos, perdi as pessoas mais importantes da minha vida e meus PAIS. Mas compreendo que tudo isso faz parte da jornada, perdas e ganhos, isso que nos faz crescer, amadurecer, criar casca para seguir e tentar ensinar aos filhos o real sentido da vida.
Quero deixar aqui minha sincera gratidão a todas as pessoas que fizeram parte da minha história. Deixar um abraço apertado a cada um e dizer que nessa nova história que se inicia em Araraquara (SP) vocês estão todos convidados a fazer parte. Nossa casa sempre estará aberta a cada um de vocês.
Ah, e digo a vocês que sonham algo: não tenham medo, confiem nos planos de Deus, se rendam a ele, façam como diz a oração do pai nosso: “…seja feita sua vontade…” porque os planos de Deus são sempre melhores que os nossos e sendo assim não tem como dar errado.
Um forte abraço e que Deus abençoe todos”.
Para você que deseja acompanhar a carreira de Isa Pozzer, está disponível o link do Instagram do clube:
Siga @grenasguerreiras
Por Marcos Oliveira