Foi preso no último final de semana, em Indiara (GO), por envolvimento com o roubo e receptação de cargas de algodão, o ex-prefeito daquele município, Osvaldo Jesus Novais, mais conhecido por Osvaldo Baiano.
Na quarta-feira (15), uma carga de pluma foi roubada em Paranaíba (MS), a 200 km de Chapadão do Sul. A Polícia Civil goiana monitorou a carga pelo sinal rastreador da carreta, que indicava que a mesma estaria em Goiânia. No entanto, a carga ainda não havia sido encontrada.
Informados sobre a movimentação dos suspeitos, policiais militares da 4ª CIPM de Chapadão do Sul prenderam dois ocupantes de um cavalo Iveco, placas CUD-4180, de Santa Helena de Goiás (GO). A interceptação do veículo e a prisão dos suspeitos se deu na tarde da quinta-feira (16), em um posto de combustíveis, às margens da rodovia MS 306, na saída para Cassilândia.
A partir desta prisão em Chapadão do Sul, a polícia goiana conseguiu localizar, na sexta-feira (17), a carga em um depósito de Indiara.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Alexandre Bruno Barroso, o depósito é de Osvaldo Baiano, que já era investigado por receptação e venda de plumas de algodão desde 2018. A suspeita é que ele tenha realizado pelo menos 20 operações do tipo. Cada uma avaliada em R$ 500 mil.
“As cargas eram roubadas no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, em Minas Gerais e em Tocantins e trazidas para Goiás. Com as investigações, conseguimos apontar que o ex-prefeito era o responsável pela aquisição e revenda dos produtos no mercado têxtil brasileiro”, aponta o delegado.
O filho do ex-prefeito também foi preso e autuado. Outros quatro integrantes da quadrilha estão sendo procurados.
Mais sobre os fatos…
Dois homens são presos pela PM de Chapadão do Sul por furto de carga e caminhão