Polícia

Avisar amigos sobre blitz é crime e pode dar até cinco anos de cadeia

Enquanto muita gente considera o ato de avisar sobre blitz em grupos nas redes sociais uma ação ingênua ou até um ato de “camaradagem”, a atitude pode render até 5 anos de reclusão. Avisar aquele amigo que está com o documento atrasado sobre o local das blitze pode parecer bobo, mas é considerado um atentado contra a segurança.

A prática não está especificada como crime no Código Penal, mas pode ser enquadrada em outras infrações. “Quando a polícia pega alguém avisando sobre a fiscalização, enquadra em outras situações, mas não existe uma conduta específica de penalizar pessoas que avisam de blitz”, afirma o tenente coronel Franco Alan da Silva Amorim, comandante à frente do BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).

O Detran esclarece que a atitude é considerada um atentado contra a segurança, crime previsto no Código Penal com pena de até 5 anos de reclusão e multa.

Para o chefe de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), André Canuto Lopes, informar sobre as blitze prejudica o trabalho da fiscalização e deixa a população insegura. “Com tais avisos, o condutor que não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação), aquele que está com ela suspensa e até mesmo o condutor embriagado, acaba por evitar a via da fiscalização, mas continua a transitar e colocando os demais usuários em risco”, afirma.

O chefe de fiscalização também ressalta que a atitude prejudica o trabalho da polícia na busca por foragidos. “Tais avisos também acabam por dificultar as atividades policiais, pois aqueles que estão com mandado de prisão também evitam a blitz por terem sido avisados previamente”.

Apesar de perigosa, a prática é comum no estado, segundo o Detran, e existem até grupos específicos nas redes sociais apenas para avisar sobre as operações de fiscalização.

O comandante do BPTran garante que a prática prejudica o trabalho da polícia e contribui para o aumento da violência no trânsito. “Essa conduta, cultura de alguns brasileiros, prejudica porque quando um policial faz uma operação, além de infratores de trânsito, visa procurar pessoas e crimes que estejam acontecendo como transporte de armas, mandados de prisão e até sequestro relâmpago”, explica.

Midiamax

Imagem ilustrativa (internet)

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima