Com a umidade relativa do ar em 12%, 21 municípios de Mato Grosso do Sul estão em situação de perigo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já as outras 58 localidades estão sob aviso de perigo potencial, com a umidade variando entre 20% e 30%.
Nas cidades com alerta de perigo, a umidade relativa do ar fica entre 12% e 20% durante o fim de semana e o instituto alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde com ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Para o fim de semana, as temperaturas seguem em elevação. Em Campo Grande, a máxima para o sábado (17) é de 33ºC e a mínima de 19°C. Já para o domingo (18) as temperaturas variam entre 34ºC e 21ºC. A umidade relativa do ar pode baixar a 25%.
Em Chapadão do Sul as temperaturas ficam entre 32°C e 18°C no sábado e no domingo chega aos 33°C e 18°C.
Os municípios em alerta de perigo, segundo o Inmet são: Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Sonora, São Gabriel do Oeste e Água Clara.
Já em outros municípios, a umidade fica entre 20% e 30%, também sob alerta de perigo potencial do instituto.
Cuidados
– Beba bastante líquido;
– Atividades físicas não são recomendadas;
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Midiamax