O cabo bombeiro militar Morais, lotado em Chapadão do Sul (MS), foi mobilizado pela Força Nacional e atuou nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mato Grosso do Sul enviou ao Rio de Janeiro, 20 bombeiros militares, 170 policiais militares e 20 policiais civis, que totalizaram aproximadamente 7 mil homens, que trabalharam de junho a setembro.
O Cb BM Morais tirou serviços no Parque Olímpico, onde se concentrava grande parte dos eventos. Trabalhou na Segurança Perimetral que controlava a entradas e saída de veículos e pessoas. Atuou em treinamento de evacuação de emergência, pois caso houvesse necessidade de esvaziar o Parque Olímpico, isso seria feito de forma coordenada, já que a capacidade era de 180 mil pessoas.
“O maior desafio era nos deslocamentos de ida e vinda, por ter que passar por favelas como Cidade de Deus, onde poderia haver confronto e troca de tiros”.
“O Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, apesar de locais lindos, infelizmente vive uma total falta de segurança. As favelas são controladas por traficantes ou por militantes, e os casos de assaltos e balas perdidas acontecem constantemente”.
Texto e imagens: Cb BM Morais