Alunos do curso de Cuidadores de Idosos de Chapadão do Sul (MS) receberam um treinamento especial nesta quinta-feira (1º), na Escola Carlos Drummond de Andrade.
Uma palestra proferida pelos Bombeiros Sd Piati e Sd Pulcherio, abordou os temas RCP (ressuscitação cardiopulmonar), queimaduras, desmaios, afogamento, choque anafilático, fraturas e engasgamento.
O curso teve também ensinamentos práticos de salvamento.
Cuidador de idosos
A profissão de cuidador de idosos sempre existiu, mas só foi regulamentada há alguns anos.
Com a qualidade de vida melhorando e a longevidade de população brasileira aumentando, existe um grande número de pessoas que estão na terceira idade e que precisam de algum cuidado especial.
Assim, foram surgindo cada vez mais cursos de especialização na área de cuidados com idosos e muitas pessoas escolhem seguir essa profissão.
Para exercê-la, entretanto, é necessário ter alguns conhecimentos básicos e um determinado perfil para conseguir se sair bem.
Qual conhecimento é necessário?
Para ser registrado como cuidador de idosos é necessário ter algum curso da área que tenha sido feito em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Existem instituições que oferecem cursos gratuitos.
Hoje em dia já existe um grande número de cursos que dão noções gerais sobre como um cuidador de idosos deve se portar e sobre como exercer suas principais funções.
Além disso, cursos que possam agregar e melhorar o trabalho também são muitos importantes.
Cursos de enfermagem, nutrição e primeiros-socorros podem ajudar muito o profissional na hora do trabalho.
Outro ponto que torna o estudo importante é o fato de muitas famílias buscarem profissionais que tenham algum conhecimento nessas áreas antes de contratar, já que isso traz mais segurança ao idoso e à família.
Para trabalhar em casas de repouso, clínicas, hospitais e asilos é necessário ter algum curso da área da saúde, já que nesses locais as funções podem exigir pelo menos um conhecimento básico para o melhor atendimento e a segurança dos idosos.
Além disso, as instituições especializadas apresentam um grande número de funções e tarefas que podem exigir conhecimentos de enfermagem e primeiros-socorros, por exemplo.
É importante lembrar também que fazer cursos e se profissionalizar ajuda a aumentar o salário, já que o cuidador pode ser contratado para um trabalho específico, como na área de enfermagem, por exemplo.
Atualização: se atualizar nas técnicas e cuidados é sempre muito importante, já que muita coisa muda de um período para outro.
Por isso, busque sempre fazer cursos de tempos em tempos para garantir que saiba as novas técnicas e ter sempre oportunidades de emprego.