Bombeiros e Ampasul realizam visitas técnicas em UBA’s e fazendas da maior região produtora de algodão de MS
A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, realizou, no dia 11 de maio, uma visita técnica em Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) e fazendas das regiões da Baús e Chapadão do Sul.
Acompanhou a equipe o Capitão Eduardo Tracz, Comandante do 7º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul (MS), e o Tenente Samuel Pedrozo Borges, Comandante do 19º Subgrupamento de Costa Rica (MS). Chapadão do Sul e Costa Rica são os maiores produtores de algodão do Mato Grosso do Sul.
Com intuito de passar orientações benéficas, alguns alinhamentos e uma ótica de parceria, foram destacados alguns pontos de atenção pelos comandantes dos Bombeiros das duas regiões, que apontaram situações e instruíram as melhores práticas a serem adotadas em épocas críticas de secas na região e em todo Brasil.
“Nós da Ampasul, queremos sempre unir forças para evitar prejuízos aos produtores e às pessoas. Sabendo que incêndio não se inibe com porteira, temos que trabalhar continuadamente para que estejamos sempre prevenidos, é o melhor caminho”, disse Cícero Miguel, Técnico de Segurança do Trabalho, da Ampasul.
As visitas técnicas realizadas fazem parte do Programa Sustentabilidade da Ampasul, que, entre outras ações no setor da cotonicultura, colabora com a proteção legal, com a preservação do meio ambiente e a aplicação das boas práticas agronômicas na produção do algodão sul-mato-grossense;
O programa cumpre a missão junto ao cotonicultor de Mato Grosso do Sul, através de visitas orientativas periódicas dos técnicos da associação nas propriedades.
São realizadas avaliações de conformidade dos critérios socioambientais nas propriedades, através da aplicação do checklist VDP (Verificação e Diagnóstico da Propriedade). E com o objetivo de certificar a produção de algodão é aplicada a VCP (Verificação para Certificação da Propriedade).
O trabalho desenvolvido no Estado tem trazido ganhos diretos e indiretos ao produtor, com a preservação e a melhoria da imagem socioambiental das propriedades, cumprimento da legislação e a abertura de novos mercadores para o algodão responsável de Mato Grosso do Sul.
A equipe do Programa Sustentabilidade da Ampasul agradece a valiosa colaboração dos Comandantes do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul e de Costa Rica.
Fonte: Ampasul