É de Brasilândia a 16ª morte por Covid-19 no Mato Grosso do Sul. Uma mulher, Marilda Reis (70), faleceu às 20h30 deste domingo (17) na UTI do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas, onde estava internada.
Marilda foi infectada na mesma reunião familiar que contaminou André Cardamone (57), falecido na última quarta-feira (13), também por Covid-19.
Brasilândia tão registrava nenhum caso da Covid-19 até que, no último dia 1º, Marilda recebeu parentes para uma festa familiar, desrespeitando a quarentena. No dia seguinte, ela sentiu um mal-estar, procurou assistência médica e, dias depois, o exame acusou positivo para Covid-19. Na ocasião, 22 pessoas da mesma família ficaram em monitoramento e pelo menos 12 tiveram confirmação da doença.
Mato Grosso do Sul
Com mais 62 exames positivos para coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 570. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 69 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado neste domingo (17).
Dos 570 casos confirmados, 315 estão em isolamento domiciliar, 217 estão sem sintomas e já estão recuperados e 23 estão internados, sendo onze em hospitais públicos e os demais em hospitais privados. Três pacientes internados em Mato Grosso do Sul são procedentes de fora do Estado.
Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 4.954 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 4.294 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.
Os 69 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.
A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.
Acompanhe os boletins periódicos no link http://www.vs.saude.ms.gov.br.