
Conforme comunicado do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal, o sistema do Cadastro Único estará indisponível em nível nacional no período de 28 de fevereiro a 17 de março de 2025. A suspensão temporária do sistema de Cadastro Único se deve à atualização e adequação para um novo sistema que está sendo implementado pelo próprio Governo Federal.
A Secretaria de Assistência Social informa que nesse período de indisponibilidade do sistema, o cadastro único não estará realizando atendimento.
Novo Cadastro

Muito mais que um sistema, o novo Cadastro será lançado em março deste ano e vai aprimorar a qualificação dos dados das famílias, a capacitação e as possibilidades de uso pela gestão.
O novo Cadastro Único dará um passo essencial na gestão de políticas públicas no Brasil, oferecendo uma plataforma mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades atuais de estados, municípios, Distrito Federal (DF), programas, usuários e cidadãos.
As informações do formulário seguem as mesmas, com as melhorias efetuadas ao longo de 2024. Mas, a partir de março, em vez de ser só um sistema em que os operadores incluem e atualizam as informações das famílias, o Cadastro terá toda uma plataforma integrada em seu Portal de Gestão, contando com sistema de entrada e alimentação de dados, sistema de capacitação de operadores, sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes, sistema de gestão de acessos e sistema de relatórios analíticos.
O novo Cadastro permitirá evoluções constantes e desenvolvimentos modulares. Assim, em fevereiro, será aberto o sistema de capacitação para os operadores. Em março, o sistema de entrada e alimentação de dados. A partir de março, os sistemas de gestão de riscos e de relatórios analíticos iniciarão seus desenvolvimentos.
Com o sistema de gestão de riscos, ferramentas de inteligência de dados e de inteligência artificial poderão ser usadas para monitorar movimentos atípicos e evitar erros de cadastramento ou fraudes. Com os relatórios analíticos, os municípios poderão transformar as informações do Cadastro em conhecimentos úteis a seu planejamento e gestão.
O processo de migração do Sistema de Cadastro Único (Versão 7), operado pela Caixa, para o novo Sistema, operado pela Dataprev, ocorrerá ao longo dos meses de fevereiro e março de 2025.
Cronograma
De 28/02/25 a 16/03/25 – Indisponibilidade do Sistema do Cadastro Único V7 da Caixa para fins de adequação e atualização dos ambientes para o processo de migração.
A partir do dia 17/03/25 – Portal da DATAPREV disponível com o novo sistema do Cadastro Único.
A previsão, conforme o cronograma, é que o sistema do Cadastro Único volte à normalidade no dia 18 de março.
Fique atento ao cronograma e organize-se para realizar sua atualização dentro do prazo.
Assecom