DestaqueGerais

Camapuã comemora 66 anos nesta terça-feira

O município de Camapuã comemora 66 anos nesta terça-feira (30). Em alusão ao aniversário aconteceram várias atividades, como o rodeio esportivo realizado no período de 26 a 29 de setembro e alguns shows durante o fim de semana.

História
A região de Camapuã começou a ser colonizada em 1593, por jesuítas e paulistas. Com a febre do ouro e as penetrações das bandeiras, o local foi abandonado. O início do seu repovoamento ocorreu no século XX, quando na região já havia inúmeras e prósperas fazendas de criação de gado e agricultura.

Alguns fazendeiros, como Francisco Faustino Alves, Protázio Paulino de Melo, Joaquim Capestana, Benedito Bonfim, Camilo Bonfim e Lázaro Faustino, solicitaram por intermédio da Prefeitura de Coxim a criação do Patrimônio de Camapuã.

Essa pretensão se realizou com a Lei nº 845 de 3 de novembro de 1921, em que o governo do estado reservou 3.600 hectares para a povoação de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, João da Mota construiu no lugar a primeira casa comercial.

Em 19 de maio de 1933 (pelo Decreto nº. 272) foi criado o Distrito de Paz de Camapuã administrado pela Comarca de Coxim. O Decreto nº. 319, de 30 de outubro de 1933, reserva 500 hectares para o patrimônio da povoação de Camapuã, no Município de Coxim. A Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 transformou Camapuã em Município.

Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

O nome Camapuã é de origem tupi guarani e significa “seios erguidos”.

 

Fonte: Correio do Estado

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima