A Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil (Poliomielite) começou no sábado (15), com o objetivo de imunizar crianças de 0 a 5 anos.
A população de Chapadão do Sul deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, que estará aberto das 8h até às 17h. É necessário levar o cartão de vacinação para avaliação do profissional de saúde. “Ainda aquelas crianças que estão com alguma vacina atrasada poderão colocá-la em dia”, afirma Cristiane Zanini, enfermeira padrão, do ESF Flamboyant.
Segundo dados do posto de saúde, no primeiro dia da campanha foram vacinadas 608 crianças, apenas 38,5% da meta do município. O objetivo geral é vacinar 1578 crianças até dia 31 de agosto, quando se encerra a ação. “Nossa preocupação é a saúde e o bem-estar das crianças, estamos realizando o possível para que o município atinja a meta da Secretaria Nacional de Saúde” conclui Cristiane.
Rápido, simples e indolor, a enfermeira enfatiza a necessidade da vacina, pois não existe tratamento para a poliomielite e a única forma é prevenir, a eficácia das doses varia de 90% a 95%.