A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, iniciou nesta terça feira (1º) a castração dos animais alojados no canil municipal.
Neste primeiro momento serão castrados todos os animais residentes no canil e, posteriormente, as castrações serão abertas à população. Pessoas com baixa renda terão seus animais castrados de forma gratuita.
Com isso, a Administração Municipal pretende melhorar o controle populacional de cães e gatos na cidade, principalmente aqueles não domiciliados. Estão sendo implementadas ações para garantir o controle das doenças, como a raiva, leptospirose e toxoplasmose, entre outras, transmitidas por estes animais, além de combater o abandono e os maus tratos.
Ocorrerá também a micro chipagem de todos os animais, que servirão para armazenar informações importantes, como nome, raça, idade, histórico de doenças e os dados do tutor do animal. Dessa maneira, ao encontrar um animal perdido, é possível levá-lo ao canil para acessar as informações do microchip e entrar em contato com o tutor. Além da aplicação de multas a pessoas que realizarem adoções irresponsáveis e abandono de animais.
Segundo o secretário Júnior Teixeira da SEDEMA, as ações não param por aí. “Já foi divulgado no Diário Oficial o pregão para aquisição de mais de 75 mil reais em vacinas e medicamentos, com isso, queremos não só cuidar dos cães deixados no canil, mas realizar resgates animais, cirurgias que sejam necessárias, campanhas de vacinação que incluam cinomose, raiva e parvo virose, por exemplo. Estamos também com a obra de fechamento das baias internas e construção de abrigo nas baias externas, o que trará maior conforto e capacidade de recepção de animais do canil municipal”, finaliza.
Também serão executadas ações educativas sobre a posse responsável de animais domésticos, junto às famílias e para o público em geral, em parceria com outros setores da Administração Pública Municipal e também com entidades relacionadas ao bem-estar animal, além das já tradicionais campanhas de adoção.
Mais informações sobre as castrações, podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, pelo telefone 3562-1821.
Fonte: Assecom