Capacitação em Alta: curso de Excel básico tem grande adesão no período noturno

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), em parceria com o SENAI-MS, deu início ao curso de Excel Básico, uma capacitação com carga horária de 40 horas, que começou dia 17 deste mês e prossegue até o dia 3 de março. A capacitação faz parte do Plano Municipal de Qualificação, que reforça o compromisso do município com o desenvolvimento profissional e econômico da região.
O curso tem como objetivo aprimorar as aptidões e habilidades necessárias para a criação de planilhas eletrônicas básicas, seguindo normas e políticas de informação e respeito à propriedade intelectual.
Objetivos específicos
• Desenvolver capacidades técnicas na elaboração de planilhas eletrônicas;
• Identificar tipos, características e aplicações básicas da ferramenta;
• Aplicar normas de informação e respeito à propriedade intelectual.
Conteúdo programático
Introdução às Planilhas e Novo Arquivo; Digitação, Cálculos e Funções Básicas; Proteção de Dados e Arquivos; Fórmulas, Vínculos e Listas; Filtros, Sequência de Dados e Gráficos; Impressão e Apresentação de Gráficos no PowerPoint.
Na aula inaugural, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Renan Lima, deu as boas-vindas aos alunos, destacando o compromisso da administração municipal com a capacitação profissional. O Secretário da SEDEMA, Marcelo Balen esteve presente e ressaltou a importância da qualificação para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada na região:
“Nossa região, assim como nosso país, enfrenta a falta de mão de obra qualificada. Por isso, é fundamental investirmos no desenvolvimento das habilidades dos nossos munícipes”, lembrou.
Além deste módulo, os alunos darão continuidade à trilha de formação em informática com o Excel Intermediário, ampliando suas competências e contribuindo para o fortalecimento do mercado de trabalho local.
O Plano Municipal de Qualificação visa capacitar profissionais, fomentar o desenvolvimento econômico e atrair novos investimentos para Chapadão do Sul. Com mão de obra qualificada, o município se fortalece, gera empregos e melhora a qualidade de vida da população.
Em 2025, a SEDEMA reafirma seu compromisso em oferecer capacitações diversificadas, abrangendo áreas como gastronomia, empreendedorismo, saúde, comércio e serviços, tecnologia e liderança, consolidando Chapadão do Sul como um polo de capacitação e desenvolvimento econômico.
Para mais informações entre em contato com a SEDEMA na Prefeitura ou através do telefone (67) 3562-5672 ou ainda pelo WhatsApp: (67) 99607-6792. Para fazer a pré-inscrição para outros cursos, acesse: https://linktr.ee/sedema.online .
Assecom