Na manhã desta quarta-feira (1º) o Corpo de Bombeiros foi acionado para a captura de uma capivara dentro do canal pluvial da Avenida Trinta e Três, entre as avenidas Dois e Quatro, no centro de Chapadão do Sul (MS).
Após a captura e imobilização, o roedor foi levado até uma mata, onde foi devolvido ao seu habitat, sem nenhum ferimento.
As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés, já que são mamíferos semiaquáticos.
Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano. Costumam marcar presença e mudar a rotina de moradores de algumas cidades. Essa interação pode acarretar perigo para esses animais, que acabam ficando expostos ao ritmo acelerado das zonas urbanas.
De nome científico Hydrochoerus hydrochaeris, é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae.
Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Ocorre por toda a América do Sul, ao leste dos Andes, em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1300 m de altitude.
É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura.
Imagens: Corpo de Bombeiros