Chapadão do Sul conta com importantes projetos de proteção e cuidados para crianças e adolescentes. Trata-se da Unidade de Acolhimento Casa Abrigo Criança Cidadã e do Programa Família Acolhedora.
A Unidade de Acolhimento Casa Abrigo Criança Cidadã é uma entidade governamental, co-financiada com recursos do governo Federal, Estadual e Municipal. Ela atende, em regime de moradia provisória para crianças e adolescentes, em medidas de proteção que tiveram seus direitos violados e vínculo rompido e que necessitam de proteção integral, oferecendo atendimento personalizado em clima familiar, visando resgatar vínculos familiares, sociais e a cidadania. Quanto à educação, saúde e lazer, estes são realizados pela rede pública até o retorno para a família de origem ou colocação em família substituta. Os encaminhamentos são feitos pelo Juizado da Infância e Juventude.
Já o Programa Família Acolhedora é um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. O programa já foi instituído no município por meio da Lei 1.226/2019.
Neste mês, as duas ações receberam uma nova coordenadora, a Assistente Social Vera Goulart. Vera destaca que os primeiros passos à frente da Família Acolhedora será intensificar a divulgações do Programa Família acolhedora, com campanhas e parceria com secretarias, entidades, igrejas e ONG’s, para sensibilizar sobre a verdadeira importância deste projeto.
Já na Casa Abrigo ela destaca que atualmente o espaço cuida de quatro crianças/adolescentes acolhidas, onde todos participam de atividades extracurriculares. Além das escolas, eles participam do curso de robótica, aulas de natação e irão iniciar também aulas de instrumentos musicais no Projeto Música e Arte.
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, ressalta que o cuidado e o acolhimento das crianças e adolescentes são prioridades da Pasta, por isso, a Secretaria de Assistência Social dará todo o apoio ao Programa Família Acolhedora e à Casa Abrigo, e deseja um bom trabalho para a nova coordenadora.