Casa cheia na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Chapadão do Sul
Aconteceu na última terça-feira (20), em Chapadão do Sul (MS), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, dividido em cinco eixos distintos, sendo que dez propostas para o Município foram aprovadas, cinco para o Estado e cinco para a União.
Marcaram presença na solenidade de abertura, o prefeito, João Carlos Krug, a secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug, a juíza de direito, Drª. Lídia Geanne Ferreira e Cândido, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Pâmela Couto da Silva, e a representante dos usuários dos serviços do SUAS, Patrícia Maria Euzébio da Silva Lima.
Após a leitura do Regimento Interno foi realizada a palestra magna pela psicóloga da SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), Cristina Barros de Miranda, a qual tem bacharelado e licenciatura em psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UNICEUB-DF), é psicóloga clínica comportamental e consteladora familiar. Está há mais de 22 anos na área da Assistência Social, sendo que 12 destes na Gestão Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente atua como Coordenadora na coordenadoria de Apoio à Gestão do Sistema Único de Assistência Social (CGSUAS/SUPAS/SEAD).
Após a palestra foi passado para a discussão nos eixos de trabalho e elaboração das propostas. Houve também a eleição dos cinco delegados e seus respectivos suplentes que irão participar da Conferência Regional de Assistência Social no dia 11 de agosto de 2023, em Três Lagoas/MS. Durante o evento, houve apresentação cultural, roda de capoeira, dos alunos do Centro Socioeducativo Nossa Senhora das Graças e apresentação da Banda dos alunos da APAE.
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, relembrou as primeiras edições e a proporção que o evento tomou. “A 14ª Conferência marca a evolução das políticas sociais em defesa do cidadão. A conferência foi criada com o intuito de prepararmos ainda mais nossos profissionais e ajudarmos a nossa cidade, que antes era um assistencialismo e hoje se tornou um direito em defesa do cidadão. Sucesso, define a 14ª edição, foi um momento único e muito importante, uma grande oportunidade para todos os usuários dos serviços do SUAS para debater e avaliar a Política de Assistência Social local e propor novas diretrizes. Obrigada a todos os envolvidos e parabéns pelo sucesso da Conferência”, finalizou.
Fonte: Assecom Prefeitura