Casos confirmados de Covid-19 em Chapadão do Sul (MS) tiveram um aumento de 25% em um espaço de 24 horas. Saltaram de 36 para 45 de acordo com o Boletim da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde não repassa informações sobre a situação dos pacientes em tratamento. Se limita apenas a repetir as recomendações de prevenção ao contágio e disseminação do vírus.
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos à base de álcool 70% e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas.
– Evitar contato próximo com as pessoas (ou seja, manter uma distância de pelo menos 1 metro [3 pés), principalmente daqueles que têm febre, tosse ou espirros.
– Praticar etiqueta respiratória (ou seja, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis, desprezando-os imediatamente após o uso em uma lixeira fechada e higienizar as mãos em seguida).
– Procurar atendimento médico precocemente se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar e compartilhar histórico de viagens com o profissional médico.
-Evitar o consumo de produtos animais crus ou malcozidos e manusear carne crua ou leite com cuidado, de acordo com as boas práticas usuais de segurança alimentar.