Nesta quarta-feira, 5 de janeiro de 2022, Chapadão do Sul chega a 5.371 casos confirmados da doença. Desses, 5.250 já foram curados, 41 encontram-se em tratamento e 80 vieram a óbito. Outras 13 pessoas aguardam resultados de exames do Lacen/MS – Laboratório Central Mato Grosso do Sul, e 9.965 casos foram descartados.
A Vigilância Epidemiológica e as equipes das Unidades de Saúde da Família monitoram 98 pessoas, entre elas os casos positivos ativos, aqueles que aguardam resultados, além das pessoas que tiveram contato com paciente positivo e estão em isolamento domiciliar.
A Secretaria Municipal recomenda às pessoas que evitem contato próximo com todas as pessoas, em especial as que sofrem de infecções respiratórias agudas, mantenham o distanciamento social, usem máscara corretamente, lavem frequentemente as mãos, utilizem lenço descartável para higiene nasal, cubram nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitem tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizem as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhem objetos de uso pessoal e mantenham os ambientes bem ventilados.
Ao apresentar sintomas a pessoa deve procurar imediatamente o Hospital Municipal: febre, tosse, coriza, mialgia, cefaleia, falta de ar, dor de garganta, dificuldade para respirar, diarreia, anosmia (perca do olfato), ageusia (perca do paladar).
O tratamento realizado precocemente diminui chances de gravidade da doença, além de não colocar em risco a vida das pessoas do seu convívio.
Proteja-se e proteja quem você ama.
Veja os números: