Católicos lotaram a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Chapadão do Sul (MS) nesta quinta-feira (31), para celebrar o dia de Corpus Christi.
Assim como em todos os anos, após a Missa, fiéis saem em procissão pelas ruas da cidade, acompanhada do Santíssimo Sacramento.
Pastorais, escolas e entidades do município montaram, ao redor da Praça de Eventos, local da procissão, um belíssimo tapete, confeccionado com a utilização dos mais diversos materiais, como serragem de madeira, recortes de papel, grãos de soja, flores de girassol, entre outros. Alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e brinquedos, que posteriormente foram doados à Pastoral, também foram usados na decoração.
Corpus Christi
Do latim, “Corpo de Cristo”.
Considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo e é comemorada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo de Pentecostes.
Teve início no século XIII, mais precisamente em 1269, quando a Igreja Católica viu nas pessoas a necessidade de sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir, em peregrinação, ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
CLIQUE AQUI e veja a GALERIA DE FOTOS
Imagens aéreas: Ronaldo Araújo