DestaqueGerais

Chapadão do Sul amanhece encoberto por denso nevoeiro nesta quinta-feira

Chapadão do Sul amanheceu com uma densa neblina nesta quinta-feira (9) e fez jus à estação mais fria do ano. Se a chuva não chegou, pelo menos a alta umidade, acima de 90%, melhorou a qualidade do ar.

Segundo a meteorologia, a temperatura mínima deve chegar aos 14º, com sensação térmica de 13; a máxima não passa dos 29 e não há previsão de chuva.

A que se deve a formação de nevoeiros

A neblina, também chamada de nevoeiro ou bruma, é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa.

De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água.

 

O perigo no ar

Quando a neblina é muito densa, vários problemas acontecem, a exemplo do aumento do número de acidentes nas estradas e o cancelamento de voos. Por isso, é preciso sempre estar alerta, principalmente quando se está ao volante, procurando seguir as normatizações de trânsito, como trafegar em baixa velocidade, manter o farol baixo ligado e nunca acionar o farol alto e nem o pisca-alerta.

Imagens dos altos de Chapadão do Sul: Por Zilda Aranha

Mostrar Mais
EMBUTIDOS

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima