DestaqueSaúde

Chapadão do Sul entra na Guerra Contra o Mosquito

images (2)Com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, do Secretário de Estado, Nelson Tavares e dos prefeitos municipais, lançou o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, na última quinta-feira (07), o Plano Estadual de Combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O Plano direcionará as ações de combate ao mosquito nos 79 municípios do Estado e definirá ações de fiscalização e monitoramento dos trabalhos dos Agentes nas cidades.

Em Chapadão do Sul o prefeito municipal Luiz Felipe Barreto de Magalhães convocou, na manhã desta segunda-feira (11), a imprensa local para anunciar o engajamento do município na campanha ‘Guerra Contra O Mosquito’, da qual o Estado de Mato Grosso do Sul foi escolhido como integrante do projeto piloto.

Cerca de 60 Agentes de Saúde e do Controle de Vetores, com o acompanhamento da Secretaria de Saúde e o envolvimento direto do Executivo Municipal, estarão a campo, a partir do dia 20 de janeiro, em uma verdadeira batalha contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus. Um drone fará fotografias aéreas de cada quadra e de todos os terrenos da cidade e arredores, com o objetivo de facilitar o trabalho dos agentes. Maquinários e servidores do Departamento de Obras, DEMUTRAN e a empresa REPRAN, darão o apoio necessário na limpeza dos imóveis visitados.

Cada imóvel vistoriado receberá um adesivo na cor correspondente à situação encontrada pelos agentes, conforme a seguir:

– Verde: sem risco;

– Amarelo: possibilidade de risco;

– Vermelho: risco iminente de proliferação do mosquito.

Proprietários ou moradores de locais de risco serão notificados e persistindo a situação os mesmos serão multados e poderão ainda responder na justiça por crime contra a saúde pública.

Moradores dos imóveis fechados no momento da visita receberão um aviso com a orientação de agendamento da vistoria. Todos os imóveis da área urbana serão visitados.

Cada Agente de Saúde receberá, por meio da Receita Federal, um tablet para o registro das visitas. Um software passará, em tempo real, a situação de cada imóvel à central de monitoramento.

Boletins diários sobre o andamento da campanha e a situação dos imóveis serão repassados à imprensa. Aquele morador que não colaborar com esta ação poderá ter o seu nome divulgado na mídia.

Antes do início dos trabalhos a campo o Executivo se reunirá com o Ministério Público, ACIAC, Associação de Bairros, Rotary Club, Polícia Militar e Câmara de Vereadores. Toda a população será conclamada a colaborar com a limpeza e a erradicação do mosquito.

A Administração Municipal calcula um gasto em torno de R$ 140 mil nesta “guerra”. Serão contratados 20 novos agentes, em sistema emergencial, pelo prazo de 90 dias. O Governo do Estado dará um bônus de R$ 300 a cada Agente de Saúde.

DSC_6198Não há, segundo Dr. Felipe, outro meio de combate ao mosquito a não ser a sua imediata erradicação. Pesquisas e experimentos em laboratórios já comprovaram outras formas de combate ao vetor, porém, a preocupação com o alastramento das doenças, principalmente com o Zica vírus, exige ações imediatas. A Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul notificou, no período de 4 a 8 de janeiro, 24 casos. Quase cinco casos notificados por dia.

Nilzete Pereira, Secretária de Governo, Rosimary Barros, Secretária de Saúde, e a Coordenadora Keila, do Controle de Vetores também participaram do encontro.

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima