Os cinco municípios de Mato Grosso do Sul que registraram maior crescimento populacional estão no interior – Itaporã, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Chapadão do Sul e Maracaju -, quatro deles dentre os 100 que mais ganharam habitantes de 2018 para cá.
Localizada a 227 km de Campo Grande, Itaporã é o 25º município do Brasil com maior aumento da população entre 2018 e 2019, conforme divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (28).
Em segundo lugar no Estado, está Sidrolândia, que ganhou 1.584 habitantes em um ano – aumento de 2,82% -, passando a ter 57.665 habitantes em 2019. No Brasil, o município ficou na 72ª posição dentre as cidades com maior crescimento populacional.
Também dentre os 100 municípios brasileiros que mais ganharam habitantes e na terceira posição em Mato Grosso do Sul, Nova Alvorada do Sul teve 582 novos moradores neste um ano. O acréscimo foi de 2,73% na população, que hoje é de 21.882 pessoas.
Chapadão do Sul ficou com o 92º lugar no País e 4º no Estado, chegando à população de 25.218 habitantes, conforme o IBGE. O prefeito João Carlos Krug (PSDB) defende que o crescimento é muito maior. “Na verdade, este número está muito defasado, levando em conta as ligações de água e energia, veículos, a nossa população hoje chega a 35 mil habitantes”.
Krug ressalta que de 2017 até agora, duas mil novas casas foram construídas na cidade. “Isso a gente estima que são pelo menos mais 6 mil pessoas”.
O chefe do Executivo reclama da demora para a atualização dos levantamentos populacionais. “O IBGE usa projeções de um crescimento em cima da média do Censo de 2010, não é a realidade. Isso até nos prejudica, ficamos com fatia menor do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, explica.
Sobre o motivo do crescimento, o prefeito destaca a abertura de pequenas empresas. “A situação do campo e das usinas de álcool, açúcar e energia já é praticamente consolidada. Mas, diante desta crise, como temos uma situação econômica um pouco melhor, acabamos atraindo muita gente atrás de emprego, na construção civil e no comércio, por exemplo”.
Maracaju é a quinta de Mato Grosso do Sul com maior crescimento. Ganhou 1,1 mil habitantes no período – acréscimo de 2,5% -, passando a ter 47.083 habitantes, segundo o IBGE.
Veja a tabela, segundo o IBGE.
Fonte: Campo Grande News