Chapadão do Sul (MS) já conta com um espaço destinado ao atendimento às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Trata-se da Sala Lilás, inaugurada na tarde desta terça-feira (7), na Delegacia de Polícia Civil.
Criada por meio de convênio entre Município e Governo do Estado, a Sala Lilás terá por objetivo acolher as vítimas da violência doméstica e proporcionar a elas, além da segurança, maior comodidade e discrição no atendimento.
Na busca por assistência, a vítima será direcionada à Sala Lilás, onde fará o registro da ocorrência e receberá todo o apoio psicossocial disponibilizado por meio da parceria com a Prefeitura Municipal.
Além do prefeito, João Carlos Krug, acompanhado da 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug, esteve presente na solenidade a psicóloga Gabriela Machado, da Coordenadoria da Mulher, os secretários, Ricardo Bannak (Infraestrutura e Projetos), Altair Trentin (Esporte, Juventude e Lazer), Júnior Teixeira (SEDEMA), Agnes Miler (Governo) e Lucas Cabrera (Controladoria).
Pelo Legislativo Municipal estavam os vereadores Vanderson Cardoso, Emerson Sapo, Tucano, André dos Anjos, Alírio Bacca e Profª Almira.
Ivan da Cruz Pereira, Coordenador Regional, fez a vez do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. A SEJUSP estava representada pelo Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Lupérsio Degerone Lúcio e o delegado geral da Polícia Civil, Adriano Garcia.
Também prestigiaram o evento a juíza de direito de Chapadão do Sul, Drª Bruna Tafarelo e a promotora de Justiça, Drª Fernanda Proença de Azambuja, a OAB-MS, o Conselho Municipal de Segurança, servidores municipais e população em geral.
Em seu pronunciamento, o prefeito João Carlos Krug destacou que a Sala Lilás pode significar um marco nas ações de combate e enfrentamento à violência contra mulher e crianças. “Em reunião do Executivo Municipal, com as Polícias Civil e Militar, e também o Ministério Público, elaboramos estratégias para o enfrentamento a esse tipo de violência e nós não vamos parar apenas com essa ação, vamos continuar para diminuir drasticamente e eliminar essa violência. Obrigado a todos que participaram deste projeto”, finalizou.
Dr. Felipe Potter, Delegado de Polícia, destacou que o novo espaço representa um grande avanço no combate à violência doméstica. “Chapadão do Sul é uma cidade em pleno desenvolvimento, contudo, esse desenvolvimento econômico tem implicações sociais e, é por isso que, uma iniciativa como essa é importante para sanar essas mazelas sociais. A Sala Lilás proporcionará um acolhimento e um encaminhamento próprio para essas vítimas. Com certeza será uma grande aliada do nosso trabalho” concluiu.
Prefeito Municipal João Carlos Krug fala sobre a importância do novo espaço.
Juíza Bruna Tafarelo fala sobre a Sala Lilás.