Chapadão do Sul promoveu o 2º Festival Jita Kyoei de Judô
O 2º Festival Jita Kyoei de Judô 2023 reuniu centenas de judocas de todas as idades e níveis em Chapadão do Sul (MS) e foi uma festa do esporte e da solidariedade promovida pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer e pela Escolinha Municipal de Judô.
O festival, que aconteceu no dia 20 de maio, no Ginásio de Esportes Sibipiruna, teve 116 inscrições, desde crianças de 5 anos até o judoca mais velho, de 38 anos. Foi recorde de participação em relação à primeira edição do evento. O público compareceu em peso e lotou as arquibancadas, torcendo e vibrando pelos atletas.
Aconteceram combates individuais, dos naipes masculino e feminino, nas classes Judoquinha (8 anos ou menos), Sub 11 (9 a 10 anos), Sub13 (11 e 12 anos), Sub15 (13 e 14 anos), Sub18 (15 a 17 anos), Absoluto (15 anos ou mais) e disputas em equipes mistas com o judô por equipe. Os judocas são alunos do professor e sensei Edimir Kenedi e da convidada sensei Tatiana Yamaguti.
O nome do evento, Jita Kyoei, significa Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos no Judô. Esse é um dos valores ensinados pelo criador da modalidade esportiva, Jigoro Kano, que defendia a importância da solidariedade humana para o bem individual e coletivo. Ele acreditava que o progresso pessoal devia estar ligado à ajuda ao próximo, pois assim se formaria não só um atleta melhor, mas um ser humano mais completo.
O objetivo principal deste evento foi promover o judô local em benefício de todos, por isso todos os participantes lutaram com garra e receberam suas respectivas medalhas de participação. Foi uma demonstração de respeito, disciplina e fair play entre os competidores.
Outra atração que animou o festival foi a presença de um personagem de videogame muito famoso: o Super Mario! Ele lutou com dois judoquinhas, fez brincadeiras e divertiu a garotada. Foi um momento de descontração e alegria para todos.
A equipe organizadora recebeu um feedback positivo, sendo elogiados pelo público, pelos pais e pelos atletas, pela estrutura e pelo suporte do festival. Foi um sucesso de organização e de participação.
Para a secretária de esporte, destacou o evento como uma oportunidade de incentivar o esporte e a cidadania na cidade: “O Festival Jita Kyoei de Judô é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e promover valores essenciais para a sociedade. Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa”.
Fonte: Assecom Prefeitura