O Município de Chapadão do Sul realizou, na quinta-feira (22), a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado na auditório da Fachasul, teve presença maciça dos profissionais da área, prestadores de serviços, representantes de órgãos públicos e de entidades não governamentais, acadêmicos, estudantes das escolas públicas e particulares e conselheiros tutelares. Fato importante foi o protagonismo dos adolescentes de Chapadão do Sul, que participaram até o último minuto, de forma vigorosa e descontraída.
O tema foi “A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia da Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias para Reparação e Garantia de Políticas de Proteção Integral, com Respeito à Diversidade” e teve como objetivo geral promover ampla mobilização social na esfera municipal para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
Antes dessa Conferência, o município realizou três pré-conferências, sendo uma com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro Socioeducativo Nossa Senhora das Graças, uma com os adolescentes do Colégio Atenas e uma com os adolescentes da Escola CEPE.
Após a leitura do regimento interno, foi realizada a Palestra Magna com a Pedagoga Vera Lúcia Silva Ramos, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MS), depois foi passado para a discussão nos eixos de trabalho e elaboração das propostas. Houve também a eleição dos 04 delegados e seus respectivos suplentes que irão participar da 11ª Conferência Estadual que acontecerá no próximo ano. Durante o evento, houve apresentação cultural dos alunos do Centro Socioeducativo e da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.
Para a secretária de Assistência Social, Maria das Dores, a X Conferência foi um “momento único e muito importante, onde conseguimos mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas. Isso fortalece as estratégias e nossas ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade. Obrigada a todos e parabéns pelo sucesso da Conferência” finaliza.
Confira a galeria de fotos clicando aqui.