A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, convida as mulheres interessadas na inserção do DIU, Dispositivo Intrauterino, a comparecer à Unidade de Saúde (ESF) do seu respectivo bairro, até sexta-feira (12) para manifestar interesse em realizar o procedimento e esclarecer dúvidas. O dia D será realizado no dia 20 de novembro de 2021.
O planejamento familiar é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira e permite que as mulheres possam escolher diversos métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada. Assim, o país oferece vários tipos de anticoncepcionais hormonais e não hormonais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Há contraceptivos que possuem um efeito de longo prazo, como o dispositivo intrauterino (DIU) de cobre e hormonal, que possui uma durabilidade de até dez anos.
O método vem ganhando popularidade aqui no Brasil, mas o que poucas mulheres sabem é que, sim, é possível colocar o DIU completamente sem custo utilizando o SUS.
O procedimento para a colocação do dispositivo no consultório médico é bastante simples, pode ser usado por praticamente toda mulher, inclusive logo após uma gravidez ou aborto. O DIU pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa, e não possui grandes efeitos colaterais.
O DIU não causa infertilidade ou aborto, e a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo. Também é muito importante ressaltar que o DIU não dispensa o uso de camisinha, pois ele não previne contra doenças contraídas sexualmente. Além de que, se faz necessário o acompanhamento, conforme orientação médica, para controle e manutenção.
Fonte: Assecom Prefeitura