A Secretaria de Estado de Saúde promove neste sábado (7) o ‘Dia D’ para mobilização da campanha nacional de multivacinação e poliomielite. Diversas unidades de saúde estarão abertas para atender crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul.
A campanha nacional de multivacinação e poliomielite encerrou em 30 de outubro. Entretanto, como poucos municípios atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal, a vacinação continua.
Em Mato Grosso do Sul a meta era vacinar 95% de 160 mil crianças. Até o momento foram aplicadas 85,9 mil doses, representando 53,32% de cobertura vacinal. Dos 79 municípios, apenas atingiram a meta de 95% de imunização.
A Secretaria de Estado de Saúde está organizando o Dia D junto aos municípios neste sábado com o mais uma estratégia para ampliar a vacinação em Mato Grosso do Sul. Devem ser vacinados na campanha de multivacinação adolescentes menores de 15 anos de idade e, contra a Poliomielite, crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade.
A SES alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita.
Dia D em Chapadão do Sul
Em Chapadão do Sul, em virtude da baixa procura pela vacina contra a poliomielite (pouco mais de 50% da meta), a Secretaria de Saúde decidiu, neste sábado (7), ir em busca do público alvo. Por isso, postos de vacinação serão montados em pontos estratégicos da cidade, apenas para a imunização contra a paralisia infantil.
Veja:
– Supermercado Economia – das 08h00 às 17h00
– Mega Atacadista – das 08h00 às 16h00
– Supermercado Aliança – das 08h00 às 17h00
– Supermercado Aurora – das 08h00 às 17h00
Pais ou responsáveis não podem esquecer de levar a Carteira de Vacinas.
Poliomielite
Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.
Fonte: Secretaria de Saúde/ Diário Chapadense