A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa à população sul-chapadense que a vacinação contra Influenza, Sarampo e Covid-19 continua em todas as ESF’s do município.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde reforça ainda mais a importância da vacinação contra a influenza, devido ao período chuvoso e frio que Chapadão do Sul passará. Assim, com essa mudança de temperatura, a imunidade tende a ficar mais baixa e as doenças respiratórias podem se. Por isso, é fundamental os grupos prioritários estarem com sua vacinação em dia.
Os grupos prioritários que podem receber a imunização contra a Influenza são:
-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – sarampo e influenza;
- Idosos acima de 60 anos;
- Profissionais da Saúde
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Cuidados
Além da vacinação em dia, outros cuidados importantes durante o período de frio são:
Hidratação: Em dias frios temos a tendência de nos hidratar com menor intensidade. Isso é um grande erro, especialmente se o clima estiver seco. Mesmo sem sentir sede, carregue uma garrafinha de água e tome-a várias vezes ao dia.
Alimentação: No frio precisamos de mais energia para manter as funções vitais do organismo. Por conta disso, é necessário fazer ajustes na alimentação. Alimentos que aceleram o metabolismo e opções mais calóricas são as melhores escolhas. Apenas tome cuidado para não abusar de alimentos gordurosos.
Ambientes Arejados: Em dias frios temos menos vontade de abrir as janelas e o ar-condicionado permanece sempre ligado. Manter a casa fechada impede a circulação de ar, o que favorece a proliferação dos vírus, fungos e bactérias. Portanto, por mais que o vento frio seja incômodo, abra a casa algumas vezes ao dia para renovar o ar.
Evite choque térmico: Se as mudanças bruscas de temperatura afetam a saúde, imagine então sair de um lugar quente para um frio: o impacto é imediato. Se estiver em um ambiente abafado, proteja o nariz e a boca com a blusa ou um cachecol antes de sair para o frio. Previna-se, não espere sentir frio para tomar uma atitude.