Para fomentar a economia local, a Prefeitura de Chapadão do Sul, em parceria com o Sebrae/MS, prepara a elaboração do plano anual de compras, principalmente, para incentivar os pequenos negócios. Os primeiros passos para efetivar o plano de trabalho foram dados na quinta-feira (15) em reunião na sala de treinamento da administração municipal na rodoviária.
Nesse primeiro encontro, foi apresentado o fluxograma do processo licitatório, que atualmente demora mais de 70 dias para contratação de um fornecedor, conforme apontou o consultor do Sebrae/MS, Fábio Fonseca. “A partir dos dados apresentados pelas secretarias e o setor de compras verificar as atas vigentes, o Sebrae deve compilar os dados para formulação do plano”. O próximo encontro está marcado para o dia 29 deste mês.
Entre as metas a serem implantadas estão, detalhar quais processos podem ter o prazo reduzido, a apresentação do levantamento de compras públicas para 2020 baseado na Lei Orçamentária Anual. Dessa forma, fica mais claro quais itens serão adquiridos em cada mês.
A secretária municipal de administração, Raquel Ferreira Tortelli, destacou a importância do encontro que discutiu o desenvolvimento dos tópicos de fomento à economia local. “O Sebrae nos mostrou o mapeamento do nosso processo licitatório, o qual buscamos aprimorar junto aos servidores, adequando às exigências”, disse.
Outro ponto apresentado pelo Sebrae foi a ideia de implementação de um site de cadastramento de fornecedores para facilitar o trabalho do setor de compras. “Esses pontos de mudanças vêm para melhorar e fomentar o mercado local. Para isso, já iniciamos a montagem do planejamento de compras para 2020”.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora tem como objetivo promover e acelerar o desenvolvimento local em conjunto com as prefeituras municipais, identificando e atuando com foco em eixos estratégicos da economia. Em Chapadão do Sul, o eixo que está sendo trabalhado é o setor de comércio e serviços. Mais informações pelo site www.sebraecidadeempreendedora.com.br/