Na noite da última sexta-feira, 27, o Sebrae/MS anunciou os prefeitos vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e, na data, iniciativas inscritas por Chapadão do Sul foram destaque em duas categorias diferentes. Em “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” o município garantiu o primeiro lugar com o projeto “Polo de Desenvolvimento e Inovação”; e, em “Desburocratização”, a gestão municipal também foi campeã com o projeto “Cidade digital simplificada”.
A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito João Carlos Krug foi reconhecido pelo trabalho realizado. O gestor também já venceu em outras edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e destaca que o município carrega um leque de ações em benefício da população.
“Estou muito feliz, pois é um reconhecimento do trabalho da nossa equipe e das iniciativas desenvolvidas no cotidiano da prefeitura e que têm gerado transformação. Na parte de desburocratização, por exemplo, não cobramos mais taxas para mais de 600 atividades empresariais e, mesmo com a redução da nossa arrecadação, foi algo que possibilitou um ganho muito grande para o município, pois se transformou em incentivo para o comércio e fez a economia girar. Então, estamos felizes com esse reconhecimento e por continuarmos trazendo ideias que melhoram a vida da nossa população”, destacou o prefeito.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população.
“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça.
Por ter garantido o 1º lugar nas categorias “Desburocratização” e “Cidade Empreendedora região Centro Oeste”, João Carlos Krug disputa agora a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho, em Brasília (DF).
Além do prefeito João Carlos Krug, do secretário da SEDEMA, Junior Teixeira, e da secretária-adjunta da SEDEMA, Andréia Lourenço, estavam presentes, representando o município, o secretário de Educação, Guerino Perius, a secretária de Governo, Agnes Miler, a secretária de Administração, Raquel Tortelli, o secretário da SEINFRA, Ricardo Bannak, o controlador, Lucas Cabrera, e servidores da SEDEMA que fizeram parte do projeto.
Segundo o elaborador dos projetos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Teixeira Junior, as atividades foram desenvolvidas por diversas secretarias:
“As ações foram desenvolvidas por diversas secretarias, nos dando amplitude de alcance em várias frentes, com um único objetivo, transformar Chapadão do Sul em cidade polo de desenvolvimento e inovação do norte do estado. Hoje nosso município é referência nacional em políticas públicas para desenvolvimento de pequenos negócios e isso se deve a integração dos setores em favor dos empreendedores, algo que o prefeito João Carlos Krug sempre enfatiza, a valorização dos pequenos negócios locais, pois 95% dos empregos gerados hoje vêm destas empresas, isso está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico do município” finaliza.
Conheça os projetos destaques de Chapadão do Sul
Polo de Desenvolvimento e Inovação – o projeto vencedor da categoria “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” foi desenvolvido com a proposta de transformar o município em um polo de desenvolvimento na região e é composto por ações voltadas para incentivar o empreendedorismo por meio da inovação. Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, por exemplo, foi criado um departamento de inovação, além disso, a Sala do Empreendedor, voltada para atender os empresários locais, foi 100% digitalizada, o que possibilitou que quase 4 mil negócios fossem beneficiados.
A estratégia também incentivou a formalização por parte de quem já atuava na área do empreendedorismo. Cerca de 790 microempreendedores, por exemplo, já se regularizaram. Outra iniciativa foi a criação da pasta digital do Microempreendedor Individual (MEI) 4.0 que já atendeu cerca de 1.700 pessoas que se encaixam nesse perfil. O projeto também implementou um sistema que possibilitou a tramitação dos documentos de forma digital, o que tornou os processos mais céleres e já contemplou mais de 26 mil pessoas.
Para possibilitar a aproximação entre os empreendedores e o poder público, com a proposta de adquirir mais produtos do comércio local e gerar o interesse dos empreendedores em vender para a prefeitura, o município implementou, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, o Portal Empreende Chapadão do Sul. A plataforma on-line permite que os empreendedores locais se cadastrem e tenham acesso fácil aos editais de licitação lançados pelo município, além de receberem informações necessárias para se tornarem aptos a vender para a prefeitura. Atualmente, 81% das compras públicas feitas pela prefeitura já são realizadas dentro do município.
Cidade digital simplificada – o projeto vencedor na categoria “Desburocratização” é composto por várias iniciativas implementadas pelo município para melhorar o ambiente de negócios e tornar Chapadão do Sul uma cidade propícia para a atração de novos empreendimentos. Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS apoiou a administração municipal na construção de um planejamento para a implementação de boas práticas.
Entre as ações desenvolvidas por meio desse trabalho, foi feito um decreto municipal que descartou a necessidade de licenciamento ou alvará para 654 atividades empresariais consideradas de baixo risco. Anteriormente, apenas 30 atividades estavam incluídas na lista do município e, com o decreto, o número supera, em mais de duas vezes, as atividades classificadas pelo Governo Federal (Resolução nº51, de 11 de junho de 2019) e coloca Chapadão do Sul como o quarto município do país com o maior número de atividades isentas.
A implementação do Plano de Desburocratização já beneficiou 4.123 empresas, além de favorecer a abertura de novos empreendimentos. No total, foram instaladas no município 913 novas empresas.
Mais informações sobre ações empreendedoras podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, pelo telefone 3562-1821.
Fonte: Assecom Prefeitura